A disfunção femoropatelar é uma das desordens musculoesqueléticas mais frequentes no joelho (13). Seus sintomas consistem em dor difusa na face anterior do joelho, normalmente ao longo do aspecto medial da patela, podendo, também, serem diagnosticadas as dores retropatelar e na face lateral (4).
O tratamento fisioterapêutico para DPF é o conservador, que tem por objetivo melhorar a dinâmica do aparelho extensor. Com a realização de exercícios, é promovido o equilíbrio entre as porções do músculo quadríceps especialmente os estabilizadores mediais da patela.
Condromalácia patelar é um desgaste na cartilagem do joelho, numa região chamada condilo femoral, que acaba ocasionando dor e inflamação no local.
Portanto, os dados deste trabalho reforçam que a musculatura quadricipital e os rotadores mediais do quadril são os mais comprometidos em indivíduos com Síndrome da Dor Femoropatelar.
O tratamento é conservador e primordialmente fisioterapêutico, visando o alivio das dores através de recursos de Eletrotermofototerapia (laser, gelo, terapia combinada, correntes) e melhorar o deslizamento da patela sobre o sulco troclear no fêmur, utilizando exercícios de fortalecimento muscular, controle motor e ...
O músculo vasto medial é dividido em duas porções, uma proximal: vasto medial longo e outra distal: vasto medial oblíquo. Sua funções principais são: estabilização medial da patela, extensão da perna e flexão da coxa.
vasto medial: É uma lamina muscular plana e grossa que está situada na face medial da coxa, se confunde com o m. vasto intermédio na sua porção anterior. M. vasto lateral: É o maior músculo do quadríceps.
O vasto medial é um músculo extensor que fica na parte interna da coxa, logo acima do joelho. Existem várias formas de fortalecê-lo. As mais eficazes são o agachamento e alguns exercícios de se fazer sentado, como o leg press e as contrações de coxa. Por fim, você também pode fazer o step-up e o afundo.
O músculo vasto lateral é um músculo que compõe o quadríceps femoral e tem como função a extensão do joelho.
Passar uma gaze com álcool na pele do local de aplicação da injeção; Fazer uma prega na pele com o polegar e o indicador, no caso do braço ou da coxa. Não é necessário fazer a prega no caso do glúteo; Inserir a agulha num ângulo de 90º, mantendo a prega./span>
Baseados em nossos dados, recomendamos a utili- zação da porção inferior do terço médio da coxa como local de escolha para prática de injeção IM na região ântero-lateral da coxa, por se tratar de uma região menos inervada, o que acarretará menos dor nesta área durante tal procedimento, trazendo maior conforto ao ...
Para neonatos e crianças, o músculo vasto lateral da coxa é mais utilizado porque é geralmente mais desenvolvido e não contém nervos grandes ou vasos sanguíneos calibrosos, minimizando o risco de uma lesão grave./span>
Como aplicar a injeção corretamente
Insira a agulha reta dentro da prega formada com o indicador e polegar e empurre o anticoagulante lentamente até ouvir um “clic” (mecanismo de segurança automático sendo ativado). Para evitar ficar roxo (hematomas) não esfregue, não massageie e não coloque gelo no local após a aplicação.
Para iniciar a aplicação é preciso realizar uma dobra cutânea pinçando a pele do paciente com os dedos polegar e indicador. Então é só introduzir a agulha em um ângulo de 90° ou 45° conforme procedimento. O medicamento é injetado lentamente, quando o profissional da saúde empurra o êmbolo da seringa de forma constante.
Versa® (enoxaparina sódica) deverá ser administrado, de preferência, com o paciente deitado. 5. O local ideal para a injeção é no tecido subcutâneo do abdômen (altura da cintura, aproximadamente 5 cm do umbigo), alternando-se, a cada aplicação, o lado direito com o esquerdo.
Enoxaparina Sódica só deve ser administrado por via subcutânea ou intravenosa, nunca por via intramuscular. A seringa já está pronta para uso....Seringas com Sistema de Segurança
A injeção deve ser administrada por injeção subcutânea profunda, no tecido subcutâneo da parede abdominal, com o paciente deitado ou sentado em posição confortável, alternando entre os lados esquerdo e direito a cada aplicação.