EQST

O Que Sindicncia E Processo Administrativo Disciplinar?

O que é sindicância e processo administrativo disciplinar?

Qual a diferença entre Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar? Sindicância é um inquérito administrativo, que precede ao processo administrativo disciplinar, é medida cautelar, é procedimento prudente da administração para apurar irregularidades eventualmente existentes.

Que sanções disciplinares podem ser aplicadas em processo administrativo disciplinar?

De acordo com a lei, as penalidades disciplinares são advertência, suspensão, demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, destituição de cargo em comissão, e destituição de função comissionada.

Quando ocorre a instauração de comissão responsável pela condução e julgamento de processo administrativo disciplinar?

A instauração de processo administrativo disciplinar é a primeira fase descrita no inciso I, do artigo 151, da Lei nº 8.

O que é instauração de processo administrativo?

Diferentemente do que ocorre no processo judicial, o processo administrativo pode ser instaurado de ofício, ou seja, pela própria autoridade administrativa. ... Via de regra, o requerimento de instauração do processo administrativo deve ser feito por escrito, mas excepcionalmente pode ser admitido sob a forma oral.

Quanto tempo demora a resposta de um requerimento do INSS?

O tempo médio de espera no país é de 66 dias. O acordo entre o Ministério Público Federal e o governo deve ainda reduzir a procura dos segurados do INSS pelo Judiciário. Advogados utilizam o mandado de segurança para tirar os segurados da fila do INSS após 60 dias de espera.

Quais são as fases que a Lei 9.784 99 dispõe como fases dos processos administrativos?

As fases comuns ao processo administrativo, destinadas a propiciar uma decisão vinculante sobre os atos, fatos, situações e direitos controvertidos perante o órgão competente, são cinco e se desenvolvem na seguinte ordem: instauração, instrução, defesa, relatório e julgamento.

Quanto as fases do processo administrativo previsto na Lei n 9.784 1999 temos a seguinte ordem?

O rito (ou procedimento) do processo administrativo regulado pela Lei nº 9.

Como se dá a contagem dos prazos no processo administrativo federal?

9.

Pode haver a cobrança de custas no processo administrativo?

Em processo adm não há cobrança pelas despesas processuais, salvo as previstas em lei. Cópias de processo administrativo: só é possível cobrar se houver previsão legal.

Quais normas do CPC são aplicáveis ao processo administrativo?

38, § 2º, da Lei nº 9.

O que é cientificação oficial?

2 - Entende-se por cientificação oficial aquela feita por escrito ou por publicação de ato, em Diário de Justiça ou Diário Oficial, que torna pública a cessação do "motivo de força maior", data a partir da qual serão restituídos os prazos suspensos para a interposição de recurso (art. 507 do CPC ).

O que caracteriza o início da contagem dos prazos de uma concessão?

Ressalte-se que o prazo somente começará a fluir a partir do dia útil seguinte ao da intimação ou citação (art. 224, § 1º, CPC/2015). Assim, se feita numa sexta-feira, permitirá o início da contagem do prazo na segunda-feira, se for dia útil. A intimação feita no sábado (dia equivalente a feriado, nos termos do art.

Pode-se aplicar o CPC subsidiariamente ao processo administrativo?

Em âmbito federal vige a Lei n. 9.

O que significa aplicação supletiva ou subsidiária de norma?

A aplicação supletiva significa que o emprego de uma determinada lei se dará quando o regramento porventura existente não for completo, ou seja, a aplicação será complementar, possibilitando o aperfeiçoamento da lei existente, trazendo maior efetividade e justiça ao processo.

O que é aplicação subsidiária da Lei?

A compatibilidade entre as normas é regra para que ocorra a aplicação supletiva ou subsidiária. Podemos dizer que a aplicação subsidiária visa o preenchimento da lacuna, e a aplicação supletiva, a complementação normativa.

O que é de forma subsidiária?

Responsabilidade Subsidiária: há ordem para cobrança; devedor só pode ser cobrado se o devedor principal não conseguir pagar a divida; hipóteses previstas em lei. ... Todos os devedores são responsáveis pela totalidade da obrigação. O devedor que pagar o total deve receber dos demais a parte que pagou por eles.

O que é uma fonte subsidiária?

8º . O direito comum será fonte subsidiária do direito do trabalho, naquilo em que não for incompatível com os princípios fundamentais deste. O direito comum será fonte subsidiária do direito do trabalho.