Antitussígenos de ação central. a) Fármacos com atividade não narcótica no tronco encefálico: dextrometorfano, o clobutinol e o fendizoato de cloperastina. Dextrometorfano: atua como agonista do receptor não opioide sigma-1 e, como antagonista do receptor N-metil-Daspartato (NMDA) do glutamato.
Os antitússicos ou antitussígenos são os fármacos utilizados no tratamento de reflexos da tosse.
A codeína não induz a euforia. A liberação de histamina dos mastócitos pode provocar hipotensão, broncoconstrição, rubor da face, coceira e respiração ofegante.
Codein é um medicamento que age no sistema nervoso central inibindo a sensação de dor e a resposta emocional relacionada à dor. Codein pertence a uma classe chamada analgésicos opioides.
Paracetamol é um analgésico e antipirético, sendo indicado para a alívio da dor de intensidade leve a moderada, incluindo dor de cabeça, enxaqueca, dor músculo esquelética, cólicas menstruais, dor de garganta, dor de dente, dor pós-procedimentos odontológicos, dor e febre após vacinação, e dor de osteoartrite.
O Paracetamol deve ser dissolvido na boca ou mastigado individualmente, ou seja, um de cada vez, antes de engolir. A dose recomendada de paracetamol varia de 10 a 15 mg/kg/dose, com intervalo de 4 a 6 horas entre cada administração. Não exceda 5 administrações ou 4 g, em doses fracionadas, em um período de 24 horas.