Urânio-235 é um isótopo de urânio que é responsável por cerca de 0.
Tanto os isótopos 235U quanto o 238U, têm as mesmas propriedades químicas, diferenciando apenas pelos três nêutrons que explicam uma pequena diferença de massa atômica. ... Como urânio-235 é menor que o urânio-238 ele passa pelos poros mais facilmente.
Urânio-238 não é físsil, mas é fértil, o que significa que ele pode ser transformado num material físsil. No caso do urânio-238, a absorção de um nêutron seguida de dois decaimentos beta resulta em plutônio-239, que é físsil. ... Além do urânio-235, há um outro isotopo que também é físsil, qual seja, urânio-233.
Um decaimento radioativo ocorre quando isótopos instáveis têm seus núcleos rompidos em razão da instabilidade atômica. Para entender por que um isótopo se desintegra é preciso nos atentar para o núcleo atômico.
Na equação de decaimento alfa, um átomo pai (P) transmuta em um átomo filho (F) mais radiação alfa (He). ... No decaimento beta ocorre a emissão de uma partícula que pode ser um elétron ou um pósitron. Um emissor beta (elétron) é o fósforo que possui massa atômica 32 e número atômico 15.
Desintegração radioativa, ou decaimento radioativo, é o nome dado ao fenômeno da transformação de um átomo em outro por meio da emissão de radiação a partir de seu núcleo instável.