Reinações de Narizinho é um livro de fantasia e infantil de autoria do escritor brasileiro Monteiro Lobato. Publicado em 1931, é o livro que serve de propulsor à série que seria protagonizada no Sítio do Picapau Amarelo. ... O livro é composto de várias pequenas histórias, previamente publicadas, compostas em capítulos.
Monteiro Lobato
O livro Reinações de Narizinho destacou-se na literatura infantil e ficou conhecido como o melhor da obra de Monteiro Lobato, consagrando-o como um dos mais importantes autores da literatura infantil brasileira. Além disso, mantinha forte relação com a linguagem, a realidade social e política da época.
Chama-se Lúcia, mas é conhecida mesmo como Narizinho, e ganhou esse apelido por conta de seu nariz arrebitado. ... Narizinho é dona de Emília, a boneca falante, e também tem um primo que mora na cidade, o Pedrinho que vem passar as férias no sítio da avó de ambos os primos.
Sua roupa é vermelha e amarela, tem cabelo curto da mesma cor da sua roupa. Emília representa uma criança, logo, sua personalidade remete à uma criança. Por vezes é falante, teimosa, alegre e curiosa. Conforme mencionado anteriormente, Emília faz parte da história 'O Sítio do Picapau Amarelo'.
O Sítio do Picapau Amarelo foi exibido pela última vez na Globo em 2007, quando Raquel de Queiroz deu vida à personagem Narizinho. Depois de ter se destacado em produções na infância, a atriz não teve o mesmo sucesso na adolescência. Atualmente, está com 24 anos e trabalha como professora de balé.
56 anos (10 de outubro de 1964)
Atualmente, está no ar na novela Amor Sem Igual, da Record. Embora tenha ganhado projeção na série infantil de Monteiro Lobato, que voltou repaginado com diversos roteiristas, entre eles Walcyr Carrasco, Duca Rachid e Thelma Guedes, Cardadeiro estreou dois anos antes na TV.
Ana Carolina Monteiro
53 anos (11 de junho de 1967)
Flávio Migliaccio
Monteiro Lobato
O papel foi interpretado por três atrizes: Dirce Migliaccio (1933-2009), Reny de Oliveira e Suzana Abranches. O Sítio do Picapau Amarelo mostra a vida de Dona Benta, dos seus netos Pedrinho e Narizinho e da cozinheira Tia Nastácia.
Em abril deste ano, Dirce também precisou ser hospitalizada após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). A atriz ficou mais conhecida por ter interpretado a primeira Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo, em 1977, e uma das irmãs cajazeiras da novela O Bem-Amado, de Dias Gomes.
Isabelle Drummond, que interpretou Emília, do Sítio do Picapau Amarelo, entre 2001 e 2006, voltará a ser a boneca de pano, desta vez na novela Verão 90.
Emília engoliu a pílula muito bem engolida, e começou a falar no mesmo instante. A primeira coisa que disse foi: Estou com um horrível gosto de sapo na boca. E falou, falou, falou e falou. Falou tanto que Narizinho , atordoada, disse ao Doutor que era melhor fazê-la vomitar aquela pílula e engolir outra mais fraca.
Emília, na trama criada por Lobato, foi feita por Tia Nastácia para a menina Narizinho. Nasceu muda e é curada pelo dr. Caramujo, que lhe receitou uma "pílula falante". Emília, então, desembesta a falar.
Emília, na trama criada por Lobato, foi feita por Tia Nastácia pra Narizinho. Nasceu muda como qualquer boneca, mas Narizinho quis que ela criasse vida Então foi "curada" pelo Dr. Caramujo, que lhe deu pílula falante. Emília, então, desembesta a falar: "Estou com um horrível gosto de sapo na boca!".
Emília gosta de inventar suas próprias palavras e falar as coisas da sua própria maneira. Por exemplo: ela fala “obóvio” em vez de “óbvio”, “bissurdo” em vez de “absurdo” e “arimética” em vez de “aritmética”.
A boneca nasceu da pena de Monteiro Lobato em São Paulo, na Rua Boa Vista 52, em algum dia de 1920. É o ano de escritura de “A menina do narizinho arrebitado”, que depois Lobato lançaria com o título “Reinações de Narizinho”.
Emília escreveu suas memórias com a ajuda de Visconde, memórias estas que ficaram marcadas para a eternidade na vida dos leitores de Monteiro Lobato. Desde que conquistou a fala Emília ganhou vida e liberdade. Uma vez liberta nos contempla com as suas filosofias de vida. Ela é uma boneca com personalidade e dona de si.
Os sonhos de Monteiro Lobato levaram-no a ser o precursor da literatura infantojuvenil brasileira, abrindo caminhos para novos autores que se dedicaram ao universo infantil inspirados na figura interessante e polêmica de Lobato, que, além de escrever histórias para crianças, foi contista, ensaísta e tradutor, além de ...
Até 1994, a ABL distribuiu os seguintes Prêmios: Olavo Bilac (poesia); José Veríssimo (ensaio e erudição); Monteiro Lobato (literatura infantil); Francisco Alves (monografia sobre o ensino fundamental no Brasil e sobre a língua portuguesa); Assis Chateaubriand (artigos literários); Afonso Arinos (contos); Artur Azevedo ...
Resposta. Resposta: Sítio do Pica-Pau amarelo.