Alimentos ricos em eletrólitos
Os distúrbios hidroeletrolíticos ocorrem quando o paciente perde quantidade significativa de líquidos corporais e, consequentemente, de eletrólitos. Essa perda pode ocorrer pelo suor excessivo, pela poliúria (excesso de urina), pelos vômitos e pela diarreia.
Um desequilíbrio eletrolítico ocorre quando o nível de algum dos eletrólitos não está na faixa normal, ou seja, quando o organismo perde mais eletrólitos do que ganha ou vice-versa.
Já os hidroeletrolíticos têm como função principal a hidratação do organismo, também repondo nutrientes perdidos pelo esforço da atividade física. Ou seja: são essenciais para a sua saúde pós-treino, pois repõem água e sais minerais perdidos com o suor e retardam a fadiga muscular.
O diagnóstico de enfermagem "mobilidade física prejudicada" definido como "limitação do movimento físico independente e voluntário do corpo ou de uma ou mais extremidades"(8) , foi observado em 92% dos idosos, conforme mostra a tabela 1.
Durante a prática de exercícios o corpo dissipa o calor produzido para o ambiente, regulando a temperatura do organismo através da transpiração, gerando uma perda de água e eletrólitos (sódio, potássio, magnésio e cloro).