Testes sorológicos são testes de imunoensaios que identificam anticorpos que nosso organismo produz ao entrar em contato com o vírus da hepatite. Este teste se torna reagente (positivo) de 2 a 6 meses após a infecção aguda. Teste sorológico (Anti-HCV) reagente ou positivo não significa doença ativa.
O resultado não-reagente é normal e indica que você nunca teve Hepatite B ou teve mas o vírus não está mais se multiplicando, aumenta as chances de cura. O resultado reagente indica que você tem Hepatite B e o vírus está se multiplicando.
Resultado do anti-HCV negativo (não reagente) indica que a pessoa não teve contato com o vírus da Hepatite C. Em torno de 20% das pessoas que entraram em contato com o vírus da Hepatite C curam, enquanto que em torno de 80% das pessoas desenvolvem a doença crônica.
O exame VDRL, que significa Venereal Disease Research Laboratory, é um exame de sangue que serve para diagnosticar a sífilis, ou lues, que é uma infecção sexualmente transmissível.
VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) é um exame de sangue, que tem como objetivo diagnosticar a sífilis e fazer o acompanhamento de pacientes que sofrem com esse problema.
E a principal causa de sua disseminação é o sexo sem camisinha. O aumento dos casos de sífilis, uma infecção sexualmente transmissível, tem alarmado médicos e serviços públicos de saúde no país. Só em 2018, foram registrados 158 051 episódios do tipo adquirido, ou seja, disseminado por meio de relações sexuais.
O remédio mais eficaz para tratar a sífilis é a penicilina benzatina, que deve ser sempre administrada em forma de injeção e a dose varia conforme o estadiamento da doença.
Causada por uma espiroqueta, Treponema palidum, a sífilis pode invadir o sistema nervoso central (SNC) em qualquer estágio da infecção. Após a neuroinvasão, pode ocorrer um clearence pelo próprio sistema imune do paciente ou a doença pode progredir, causando sintomas ou não ao seu hospedeiro.