NR 22 tem como objetivo principal disciplinar os requisitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho em mineração, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento da atividade mineira com a busca permanente da segurança e saúde dos trabalhadores.
26.
Segundo a NR 19, considera-se explosivo material ou substância que, quando iniciada, sofre decomposição muito rápida em produtos mais estáveis, com grande liberação de calor e desenvolvimento súbito de pressão.
19.
Os explosivos devem ser carregados de forma segura, de maneira a evitar qualquer risco de queda para fora do veículo. Os veículos para o transporte de explosivos, ou nitrato de alumínio, não devem conter alguma coisa que seja susceptível de provocar um incêndio ou uma detonação.
Explosivos Detonantes: Decompõe-se pela reação de detonação e apresentam grande capacidade de trabalho pelo que são também conhecidos como explosivos de ruptura. São os explosivos industriais propriamente ditos.
Quais os cuidados no transporte para garantir a segurança em depósitos de explosivos?
A pólvora clássica (explosiva) é constituída por 75% de Salitre, 15% de carvão e 10% de enxofre. ... Propelente: se queima mais lentamente e constante, é a pólvora usada nas munições. • Explosiva: de queima média e alta velocidade, é por isso que gera grande volume de gás e explode se estiver confinada.
NR 23
As instruções definidas na Norma Regulamentadora 20 aumentaram a segurança de quem trabalha diretamente com combustíveis e líquidos e gases inflamáveis. A periculosidade dessas substâncias é extremante alta, por isso é importante estabelecer regras que permitam a execução das atividades com baixo risco de acidentes.
20.
A Norma Regulamentadora NR 20, aprovada pela Portaria Nº 3.
4 horas
Deste modo a validade dos treinamentos dessa NR é de 1 ano. Já a carga horária e o conteúdo programático dos mesmos estão dispostos no item 33.
A análise de risco passou do item 20.
Conhecimentos e utilização dos sistemas de segurança contra incêndio com inflamáveis. O trabalhador deve participar de curso de Atualização dos cursos NR-20 avançado I e II, cujo conteúdo será estabelecido pelo empregador e com a seguinte periodicidade a cada ano com carga horária de 4 horas.
Os projetos das instalações existentes devem ser atualizados com a utilização de metodologias de análise de riscos para a identificação da necessidade de adoção de medidas de proteção complementares.
A boa aplicação da NR 20 evita acidentes nos postos de combustíveis e garante a segurança e a saúde de todos. A norma faz uma análise de risco que facilita a identificação dos problemas.
Salvamento de vítimas; Contenção e Controle do produto; Descontaminação; Antes que se possam iniciar operações efetivas de reação em um acidente com materiais perigosos e inflamáveis, deve-se obter a maior quantidade de informações possíveis a respeito da identidade do produto como também do acidente.
Quais os conceitos importantes quando se trabalha com gases e líquidos inflamáveis e combustíveis? Combustão: reação química de oxidação, exotérmica, favorecida por uma energia de iniciação, quando os componentes, combustível e oxidante (geralmente o oxigênio do ar) se encontram em concentrações apropriadas.
As instalações de armazenamento de combustíveis são classificadas pela NR20 em: Classe I, Classe II e Classe III. Conhecer essa classificação é muito importante porque, a partir dela, serão definidos aspectos de segurança ocupacional como as instalações em si e a capacitação dos trabalhadores do estabelecimento.