Assim, o Scrum Fundamentals Certified (SFC) é um curso adaptado para ajudar a qualquer um que procura: Saber mais sobre SCRUM. Aprender seus conceitos; Compreender o funcionamento básico do framework SCRUM para entregas de sucesso em desenvolvimento de projetos.
SFC – Scrum Fundamentals Certified: geralmente certificação de porta de entrada para o mundo Scrum e seus fundamentos. Trata-se de uma certificação gratuita. Sendo assim, é só você se inscrever, fazer a prova e (sendo aprovado) já terá a sua primeira certificação Scrum.
Certificações SCRUM: conheça as 11 melhores e saiba qual escolher...
O custo para se obter a certificação é alto, além do curso custar cerca de R$ 3.
Ken Schwaber
O ScrumMaster, neste caso, apenas auxilia a equipe a agendar a reunião e fazer os preparativos necessários para direcionar a equipe rumo ao objetivo da Sprint. Porém, em hipótese alguma, cabe a esse papel ser o foco central das reuniões, apesar de o ScrumMaster também participar das discussões.
O Scrum foi criado em 1993 por Jeff Sutherland e o nome Scrum é uma analogia a um estudo conduzido em 1986 por Takeuchi e Nonaka, publicado na Harvard Business Review.
No Scrum, nós temos 4 reuniões principais: Reunião de Planejamento da Sprint (Planning); Reunião Diária (Daily); Reunião de Revisão da Sprint, ou Demonstração do Produto (Sprint Review);
Até mesmo a reunião diária possui o "Time Box" de 15 minutos, não importando o tamanho da sprint. É importante respeitar cada janela de tempo para que o avançar de tempo de um não interfira no andamento do outro.
O Scrum Master Ele deve ajudar a equipe a resolver problemas e fazer melhorias no uso do Scrum. Ele também é responsável por proteger a equipe contra interferências externas e assume um papel de liderança na remoção de impedimentos que podem atrapalhar a produtividade.
Aspectos do Scrum: Justificativa de Negócio • A Justificativa de Negócio em Scrum é baseada no conceito de entrega dirigida a valor. Uma das características-chave de qualquer projeto é a incerteza dos resultados. É impossível garantir o sucesso do projeto, independentemente do seu tamanho ou de sua complexidade.
Estas cerimônias são: a Sprint Planning, a Daily Meeting, a Sprint Review e a Sprint Retrospective. ... Os impedimentos levantados nesta cerimônia devem ser a prioridade do Scrum Master, enquanto que um desvio do objetivo pode ser consertado fácil e rapidamente pelo Product Owner.
Refinamento. A reunião de Refinamento não faz parte dos ritos oficiais do framework Scrum. Ela existe para que o Product Owner e o time de desenvolvimento entendam mais cedo sobre as próximas histórias, otimizando o tempo da Planning. ... A Planning é um rito que tem um time-box de 8 horas para um mês de Sprint.
9a Questão (Ref.: Qual afirmação descreve melhor a reunião de revisão da Sprint? ... Uma reunião para aprovar ou rejeitar o trabalho do time realizado na sprint. É uma revisão das atividades da equipe durante o Sprint. É a reunião de avaliação interna do trabalho do time (não do produto).
até 4 horas
O planejamento do sprint deve ser restringido ao máximo de duas horas por cada semana do sprint. Então, por exemplo, a reunião de planejamento do sprint para um sprint de duas semanas teria no máximo duas horas.
Segundo o guia do Scrum, uma sprint deve possuir uma duração de uma a quatro semanas. O que percebemos, na prática, é que a grande maioria das equipes preferem sprints mais curtas, optando por períodos de uma ou duas semanas.