EQST

O Que So Os Ascsporos E Basidisporos?

O que são os ascósporos e Basidiósporos?

Os esporos sexuados podem ser de três tipos principais: zigósporos, ascósporos e basidiósporos. ... A meiose ocorre após a formação do zigósporo. – Ascósporos: esporos resultantes de divisão meiótica, ocorrendo no interior de uma estrutura denominada asco, geralmente em número de oito por asco.

O que é asco?

A American Society of Clinical Oncology, a ASCO, é uma organização não-governamental fundada em 1964, que possui metas globais de melhoria no tratamento e prevenção do câncer.

Porque a velocidade de crescimento dos fungos e menor do que as bactérias?

Resposta. Resposta:Porque quanto maior é a complexidade de um organismo, maior é o tempo de reprodução ou multiplicação desse organismo. A nível celular, as bactérias são seres mais simples que os fungos, pois crescem (se ploriferam) mais rapidamente do que os fungos.

Porque os Deuteromicetos são chamados de fungos imperfeitos?

Os Deuteromycota, deuteromicetos ou fungos conidiais é um filo com os chamados fungos imperfeitos, pois se reproduzem somente por esporos (conídias e clamidosporos) formados por mitose (esporos assexuais) ou ainda não se conhece seu ciclo sexuado.

O que são fungos imperfeitos e perfeitos?

Os fungos são organizados em filos, porém, este ainda é um assunto polêmico. ... Um exemplo típico de fungo são os zigomicetos, como o bolor negro do pão. Existem também os chamados de fungos imperfeitos, que receberam esse nome por não apresentarem a fase sexuada do ciclo de vida.

O que são os fungos basidiomicetos?

Os basidiomicetos são de todos os fungos os mais vulgares. ... Esta classe de fungos inclui cerca das 2500 espécies conhecidas. Os basidiomicetos distinguem-se dos restantes fungos pela produção de basidiósporos, que se formam a partir de uma estrutura esporífera denominada basídio.

Qual a importância dos fungos basidiomicetos?

Os Basidiomicetos das ordens Russulales e Polyporales, conhecidos vulgarmente como orelhas-de-pau, cumprem um papel valoroso ao crescerem e se desenvolverem nos troncos das árvores ou matéria vegetal morta (no caso lenhosa), pois através do seu modo alimentar aceleram a decomposição, enriquecendo o solo com matéria ...

Onde Vivem Os basidiomicetos?

Os basidiomicetos vivem na matéria orgânica, mas encerram alguns grupos parasitas de plantas. ... Em muitos basidiomicetos, os órgãos reprodutores e outras estruturas ficam num basidiocarpo, popularmente conhecido como cogumelo, e, em certas localidades, como "mijo de sapo" . Alguns desses fungos são comestíveis.

Quais são as características dos fungos basidiomicetos?

Classe de fungos caracterizada pela formação de esporângio típico, o basídio, onde ocorre a produção de esporos por cariogamia seguida de meiose. Em geral, os Basidiomicetos possuem um micélio bem desenvolvido, formado por hifas septadas, cujas paredes contém quitina.

Quais as principais características do Zigomicetos?

Os zigomicetos são fungos terrestres formados por hifas de paredes quitinosas. Alguns são parasitas mas na sua maioria são saprófitas, vivendo no solo e alimentando-se de matéria orgânica morta.

Qual a diferença entre os Ascomicetos e basidiomicetos?

Os fungos ascomicetos são bastante plurais, e possuem estruturas sexuadas chaamads de ascos. ... Os basidiomicetos, por sua vez, formam estruturas sexuadas chamadas de basídios. Podemos encontrá-los na natureza como a orelha de pau, as ferrugens e cogumelos. São responsáveis por causar várias doenças em plantas.

Quais os representantes do Filo basidiomicetos?

Dentre a espécies popularmente conhecidas estão os cogumelos e orelhas de pau, mas há aqueles não populares, como fungos gelatinosos, gasteromicetos, ferrugens e carvões, estes dois últimos patógenos devastadores de plantações importantes economicamente.

Como se chama o corpo de frutificação dos basidiomicetos?

Basidiomicetos: São os fungos mais populares, pois formam corpos de frutificação (basidiocarpos) muito bonitos – os cogumelos e orelhas-de-pau. Os basidiocarpos abrigam os basídios – estruturas produtoras de esporos, chamados de basidiósporos. ... Alguns fungos desse grupo são comestíveis como o champignon.

Como é a reprodução dos basidiomicetos?

A reprodução dos Basidiomycota pode ocorrer de duas formas, assexuada e sexuada. A forma assexuada pode consistir na fragmentação do talo, brotamento em espécies unicelulares ou produção de vários esporos assexuais. ... Em vários grupos de Basidiomycota, ocorre uma dispersão por meio de uma descarga violenta de esporos.

Como se formam os corpos de frutificação em basidiomicetos?

Resposta. "O micélio desses organismos é constituídos por hifas septadas, geralmente dispersas subterraneamente ou no interior de madeira apodrecida. No processo reprodutivo desenvolvem-se hifas especializadas, que se organizam formando corpos de frutificação, os basidiocarpos".

Como se forma um Basidiocarpo?

A reprodução sexuada é mais frequente e ocorre pela fusão de hifas, que crescem e dão origem ao basidiocarpo (corpo frutífero). Em algumas espécies, o basidiocarpo tem a forma de um chapéu e é popularmente chamado de cogumelo.

Qual a origem dos fungos?

Os fungos são conhecidos desde o século IV a.C., quando Aristóteles, filósofo grego ao organizar os seres vivos elege dois reinos, Animalia e Plantae. Os fungos juntamente com as algas e as plantas foram incluídos em Plantae.

Como ocorre o processo de alimentação dos fungos?

De acordo com o tipo de alimentação, os fungos são classificados em: Fungos Saprófagos: Obtêm alimentos decompondo organismos mortos; Fungos Parasitas: Alimentam-se de substâncias de organismos vivos; Fungos Predadores: Alimentam-se de pequenos animais que capturam.