A palavra “axé” é também utilizada como forma de saudação. Desejar “axé” a alguém é querer bem. Responder “axé” a algum pedido, louvação ou invocação positiva, significa dizer “que assim seja”. Quando os yorubás invocavam Ìjúbà, respondiam em coro “àse”!
Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").
Axé já faz parte do léxico da língua portuguesa e assim ela deveria ser escrita pelas pessoas que não conseguem escrevê-la corretamente em Yorùbá. ... Se você não sabe escrever Àṣẹ, escreva Axé e estará tudo bem!!
Odoyá ou Odocyaba – saudação a Orixá Iemanjá e significa salve a Mãe das águas. Atotô – saudação para o Orixá Omolú, significando “Silêncio! ... Saluba Nanã – saudação a Orixá Nanã Buruquê, cujo significado é “nos refugiamos em Nanã” ou salve a “Senhora da Lama”. Euê-ô!
Culto a Ibeji – Erês Metal: estanho. Seus elementos: fogo, ar. Saudação: Omi Beijada!
CULTO AOS IBEJIS E ERÊS
Ibeji são divindades gêmeas, sendo costumeiramente sincretizadas aos santos gêmeos católicos Cosme e Damião. Por serem gêmeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e brota: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas etc.
PASSO-A-PASSO: pegue as sete pedras escolhidas e as coloque, então, sobre as pétalas, em volta da vela; finalize a montagem, jogando, assim, algumas gotas da essência de alfazema sobre as pétalas; acenda a vela de 7 dias, concentre-se e, então, mentalize com fé seus pedidos aos Erês.
Oferenda para ere com frutas, balas, mel, refrigerante e flores.
Coloque o papel com seu nome e da pessoa amada debaixo de um dos doces e regue tudo com uma quantidade generosa de mel. Acender as velas e fazer seu pedido com fé. Esta oferenda deve ser entregue em um jardim ou praça, de preferência onde tenha brinquedos para crianças.
São vários os nomes dos Erês, como por exemplo, Joãozinho, Aninha, Mariazinha, Zezinho. Quando demonstram alguma relação com um orixá em especial, seu nome leva um complemento. Umbanda, Candomblé e Quimbanda: Veja as diferenças e semelhanças!১৩ জানু, ২০২০
Os Erês são guias na Umbanda que deixam transparecer características de leveza, travessura, manha, dengo, pureza e alegria. Eles são os responsáveis por intermediar o contato das pessoas com os Orixás. Ou seja, não são crianças. Eles são seres encantados que nunca passaram pela experiência de existir como ser humano.
Os Erês atuam como intermediários dos Orixás e manifestam-se através de seu Axé. Sua comunicação é direta e vai ao encontro do que o assistido precisa sem delongas ou meio termos. Muitas vezes nem precisamos falar o que precisamos, as "crianças" vão direto ao ponto.
Oxum: Êre pepita, êre cachoeirinha, êre peixinho dourado, etc. Oxumaré: Êre Arco-íres, êre cobrinha, etc. Êres do trono da Lei: Ogum: Êre escudinho, êre Maruô, êre ferrinho, êre espadinha, etc.
Principais nomes de Ibejis ou Erês Ibejis ou Erês de Iansã: Faisquinha, Mariazinha Tempestade, Ventinho, Raiozinho de Fogo, Brasinha, Rosinha dos Ventos, etc.
Qual a diferença ? Para começarmos, exu é vitalização, erê é renovação. Logo, para vitalizar é preciso renovar e para renovar, fundamental é que vitalizemos a novidade. Vitalizar significa dar vida, dar ânimo, o que acaba provocando uma renovação.
Erê de Oxalá: Julinha, Ritinha, Rubinho, Pngo d'água, cristal, nuvenzinha, nuvem de prata, chuva de prata, Varinha, cajado, pilãozinho, pombinho de prata, LIRÍO BRANCO, lança pratiada, CRAVINHO BRANCO, alazão branco, Caracol, passaro branco, Atori.
A palavra Erê vem do yorubá, iré, que significa “brincadeira, divertimento”. Daí a expressão siré que significa “fazer brincadeiras”. O Erê (não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente logo após o transe do orixá, ou seja, o Erê é o intermediário entre o iniciado e o orixá.
Ritinha poderá utilizar água em seus trabalhos, gostar da cor amarela, tem afinidade grande para tratar de problemas familiares e que envolvam amor e compaixão. Pode também vir a trabalhar com pedras, como o quartzo rosa.
É grandioso! É mágico!!! Além disso, quem já não ouviu a frase: “O que os Filhos das Trevas fazem, qualquer Erê desfaz. O que o Erê faz (no sentido do Bem, é claro) ninguém desfaz ou interfere”.
Erê Joãozinho. O serelepe da Umbanda! Joãozinho é um menino que viveu mais de uma encarnação como garoto negro no Brasil das senzalas. Muitas vezes ele parece o Negrinho do Pastoreio, em outras, ele é o próprio Saci Pererê!
Este banho é preparado com uma seleção de ervas e plantas escolhidas para proporcionar a proteção espiritual desejada desembaraçando a sua vida e da sua família. Usada para limpeza e como proteção para crianças.
Coar antes de tomá-lo. Este banho serve, principalmente, para tirar as energias negativas e para a prosperidade.
Se usam velas azul claro e cor-de-rosa, as cores dos bebês. Cosme e Damião é Amor.
Apesar da mudança na Igreja Católica, ao menos no Brasil, por conta da tradição, populares continuam fazendo comemorações no dia 27 de setembro. Cosme e Damião também são celebrados pela Igreja Ortodoxa, mas há três pares de santos Cosme e Damião celebrados por essa Igreja.
26 de setembro
Acender as velas e pedir a Cosme e Damião que mantenham o dinheiro em sua carteira todo o ano. Quando as velas terminarem de queimar colocar a figa na carteira e só retirar no ano seguinte. Levar os pães de mel a uma praça e colocar aos pés de uma planta.
Também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças, por isso criou-se o costume de distribuir doces para os pequenos ou cumprir promessas feitas em seus nomes. Para o Candomblé e a Ubanda, o dia de Cosme e Damião é comemorado no dia 27 de setembro.