A etapa de repicagem nada mais é que o transplantio de uma mudinha de um local para outro no mesmo viveiro. Assim, quando as mudas estiverem no tamanho adequado, o que depende da espécie, devem ser repicadas para o viveiro.
Agência Embrapa de Informação Tecnológica - Transplante de mudas. Este método de plantio é o mais utilizado no Brasil, especialmente nas Regiões Sul e Nordeste. Permite seleção de mudas vigorosas e sadias, o que viabiliza a produção de bulbos uniformes em formato e tamanho.
Uma boa muda é aquela que possui mais raízes, essenciais no pegamento e na boa estruturação inicial da planta no campo. Uma boa proporção do sistema radicular, com sua parte aérea, em peso, é de quase 1 para 1.
Para replantar apenas uma muda, retire o pedaço que deverá sem plantado em outro local. Isso precisa ser feito com muito cuidado, para não comprometer a planta por completo. Para garantir a drenagem, forre 1/3 do vaso ou a primeira camada do seu jardim com argila, cascalho ou britas.
Para separar as mudas eu retiro todo o substrato do vaso de forma que ele saia inteiro. O ideal é regar um pouco, deixando o substrato levemente úmido para facilitar. Não tente usar uma pá ou colher para tirar as mudas individualmente do vaso, porque as chances de danificar as raízes são grandes.
Sempre coloque a ponta do rizoma mais antigo o mais próximo possível da parede do vaso. Assim sobra mais espaço para a guia crescer e se desenvolver. O rizoma deve ser sobreposto ao substrato e jamais ser enterrado. Essa tarefa é um tanto árdua, pois a orquídea tende a ficar completamente solta no vaso.
O mais usado para o enraizamento de mudas e estacas de suculentas é a areia lavada de contrução (deve ser peneirada para retirar os grumes de argila e pedriscos grandes). Em uma bandeja furada no fundo, deve ser colocada uma camada de 1 cm de brita 0 ou pedriscos, em seguida, preencher até a borda com a areia lavada.
Para isso, o ideal é retirar uma folha da região intermediária da roseta, visto que são mais fáceis de arrancar do que as da base ou do centro. Em seguida, coloque a folha deitada em um recipiente, como um prato ou uma bandeja, por exemplo. Não é necessário colocar substrato ou água nesta etapa.
Mudas maiores são ótimas para plantarmos em jardins, mas antes é necessário fazer uma adaptação com o sol. A exposição deve ser feita aos poucos. Regas: Sempre que o solo já estiver seco. Regar até escorrer um pouco de água pelo fundo do vaso e conferir se a terra já secou antes de regar novamente.
Misture a mesma proporção de terra preta e de areia: se você usar dois copos de terra preta, utilize dois de areia. Esse é um ótimo substrato para suculentas, já que não é úmido demais e ajuda na drenagem. Coloque esse substrato dentro dos buraquinhos da caixa de ovos. Não é necessário furar a caixa.
Pegue a sementeira e preencha cada buraco com o substrato. Recheie até em cima. Em seguida, borrife água na sementeira para dar uma umedecida. O legal é que você pode plantar quantas plantas quiser, fique à vontade.
Para isso, é preciso encher a vasilha de terra. Depois você precisa juntar as folhas de suculentas e enterrar levemente a ponta que estava presa na suculenta-mãe. Vá fazendo isso com todas as folhas que você tiver. Já com as mudas, enterre ela até cobrir toda a raiz.
A planta, ao passar por um estresse hídrico, pode ter a sua cor alterada. Isso pode acontecer devido ao excesso ou à falta de rega. Temperaturas baixas também podem alterar a cor das suculentas. A mudança drástica de local também pode fazer com que a planta tenha um estresse muito forte, perdendo a sua cor original.
As suculentas são plantas conhecidas por sobreviverem em condições com pouca água. ... Sendo assim, quando as suculentas mudam de cor, um dos motivos pode ser a rega. Aliás, quando há rega excessiva elas ficam com um tom de verde mais escuro. Porém, a falta de água também pode mudar a coloração das suculentas.
Em quais épocas as suculentas florescem? O tempo de floração varia de suculenta para suculenta. A maioria das echeverias florescem no final da primavera até o início do verão, mas também são conhecidas por florescerem no outono.
Nesta seção, separamos as suculentas mais raras do mundo, confira:
Aparecida, cactos normalmente precisam de muitas horas de sol direto para produzir flores - só com claridade eles não costumam florescer. Caso seu vaso esteja dentro de casa, vá aos poucos colocando a planta num local de sol pleno, um pouquinho por semana.
O cacto como presente O cacto traz uma mensagem de coragem e firmeza para enfrentar os desafios da vida. Oferecer um cacto de presente é uma lembrança de que a beleza está onde sabemos enxergar. E de que é possível encontrar água (e emoções) dentro do aspecto mais árido e espinhoso.