Realidade distorcida: sua bolha pessoal de informações e como ela prejudica sua capacidade de pensar. ... O problema é que ignoramos as consequências: a vigilância constante nos prende em uma bolha de informação que distorce a realidade. Esquecemos que outras perspectivas existem.
Em meio a tudo isso, surge o distúrbio de imagem, chamado de transtorno dismórfico corporal(TDC), que se caracteriza justamente pela percepção alterada de si mesmo diante do espelho:quando o que a pessoa enxerga no espelho não condiz com a realidade.
A vigorexia é uma doença psicológica caracterizada pela preocupação constante em não ser suficientemente musculoso. O transtorno também é chamado de Dismorfia Muscular e Anorexia Nervosa Reversa.
A compulsão alimentar é considerada um distúrbio alimentar caracterizado pela ingestão exagerada de alimentos. Essa ingestão ocorre mesmo sem a presença de fome ou necessidade física do alimento. Em geral, a pessoa compulsiva perde o controle sobre o que está ingerindo e em qual quantidade.
Quando esta preocupação se torna quase que uma “obsessão” com a alimentação e/ou com o corpo e ultrapassa os limites do bom senso, impedindo a convivência social normal, podemos estar diante de um quadro de ortorexia ou vigorexia.
No entanto, os jovens entre 15 e 30 anos sofrem mais. “Quem convive com o TDC apresenta preocupação exagerada com algum defeito imaginário em sua aparência física”, define o psiquiatra Táki Cordás, um dos organizadores do livro Transtorno Dismórfico Corporal — A Mente Que Mente.
O que é ortorexia “Ortorexia nervosa”, ou apenas “ortorexia” é o termo que define a obsessão pela alimentação saudável. Cunhado em 1996 pelo médico Steve Bratman², diz respeito às pessoas que adotam comportamentos extremistas em relação à dieta, que deve ser exclusivamente de alimentos saudáveis.
Disfunções como anemia e avitaminose são exemplos de problemas de saúde que podem ser desenvolvidos em decorrência da fixação por alimentos saudáveis. Outro dano inevitável causado pela ortorexia é o isolamento social.
Prejuízos para o portador Disfunções como anemia e avitaminose são exemplos de problemas de saúde que podem ser desenvolvidos em decorrência da fixação por alimentos saudáveis. Outro dano inevitável causado pela ortorexia é o isolamento social.
Segundo o Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica, a busca desenfreada pelo corpo perfeito, pelo cabelo lindo, pela pele jovem pode causar alguns transtornos e síndromes como: depressão, estresse, problemas financeiros, problemas de autoestima, sentimentos de inadequação, anorexia, bulimia e outros distúrbios ...
Obsessão pelo corpo perfeito pode provocar transtornos...