A gramática prescritiva ou normativa apresenta as regras determinadas para uma língua qualquer. ... A gramática descritiva está ligada a uma determinada comunidade linguística e reúne as formas gramaticais aceitas por estas comunidades.
A gramática normativa é aquela que é aprendida na escola. Ela é o padrão usado no português e segue normas sistematizadas de acordo com normas da língua formais. A internalizada não segue um padrão estabelecido de maneira formal. Espero ter ajudado.
Ensino Descritivo – Este tipo de ensino pretende mostrar como determinada língua em particular funciona. Trata das habilidades linguísticas adquiridas sem procurar alterá-las, mostrando, assim, como podem ser utilizadas.
É o estudo do mecanismo pelo qual uma dada língua funciona, como meio de comunicação entre seus falantes. Diferente da Gramática Normativa que analisa as regras da língua, a Gramática Descritiva estuda a língua escrita e falada, independente da formalidade.
Na Gramática Descritiva, a preocupação é descrever e/ou explicar as línguas tais como elas são faladas, independentemente do que a Gramática Normativa prescreve como sendo correto ou não. ... Veja este exemplo: Mãe, vou no banheiro lavar este machucado.
A gramática natural é um objeto matemático que permite especificar uma linguagem ou língua, ou seja, é um conjunto de regrascapaz de gerar todas as possibilidades combinatórias, e isto é uma linguagem formal ou natural.
A existência de uma gramática internalizada pode ser observada por dois fatos linguísticos: o primeiro é a criança produzir formas não usadas por falantes adultos. Por exemplo, é comum a criança utilizar a conjugação dos verbos regulares (comi, escrevi) para os verbos irregulares (fazi, trazi).
A gramática internalizada é a gramática que a pessoa nativa da língua conhece, isto é, o conjunto de regras gramaticais que o indivíduo utiliza em seu dia-a-dia.
Gramática histórica: tem como objetivo estudar a origem e a evolução histórica de uma língua. São os estudos diacrônicos da língua; Gramática comparativa: tem como objetivo estabelecer correspondências entre diferentes línguas para assim estabelecer suas relações de parentesco.
A gramática da língua portuguesa estuda os elementos e os processos de formação que conferem as características do nosso idioma. ... Substantivos, verbos e outras classes gramaticais precisam estar ligadas e ordenadas corretamente, se não as palavras deixam de fazer sentido, principalmente para o receptor daquela mensagem.
A gramática é o conjunto de regras e normas que regem uma língua, no caso, que normatizam a língua portuguesa, estabelecendo um padrão a ser seguido, o que chamamos de linguagem formal, norma padrão, norma culta, etc.
Preposição é a palavra invariável que liga dois termos da oração, subordinando um ao outro. ... A última palavra dessas locuções é sempre uma preposição. Exemplos: por causa de, ao lado de, em virtude de, apesar de, acima de, junto de, a respeito de... As preposições podem combinar-se com outras classes gramaticais.
Os advérbios são classificados em sete categorias de acordo com o sentido que ajudam a produzir no texto.
Os advérbios são classificados de acordo com as circunstâncias ou ideias que expressam: tempo, intensidade, lugar, modo, afirmação, negação e dúvida.