verbo transitivo direto Desrespeitar coisas sagradas ou a santidade de: profanar uma igreja, a fé. [Figurado] Tratar de maneira ofensiva; ofender, macular: profanar a arte. ... Proferir insultos e ofensas contra algo digno de respeito; desrespeitar: profanar pessoas mais velhas.
Profanado vem do verbo profanar. O mesmo que: violado, desrespeitado, impurificado, ofendido, maculado, desacatado, adoestado.
Significado de Sagrado adjetivo Relativo a Deus, à religião, ao culto ou aos ritos religiosos; sacro, santo. Consagrado ao culto: vasos sagrados. Que recebeu a consagração, que cumpriu as cerimônias de sagração.
A referência do sagrado posiciona o homem diante de sua própria existência. De modo abrangente, a reflexão sobre o sagrado interessa tanto às ciências humanas como à filosofia. Ao apresentar e qualificar o sagrado, ELIADE constrói uma ponte interpretativa entre a natureza transcendente da religião e sua materialidade.
Para outros povos e religiões o espaço sagrado é uma construção consagrada naquela fé. ... Dentro dos lugares de cultos guardam-se objetos, livros, textos, símbolos sagrados para as fés.
A cada posição no espaço sagrado convergem valores afetivos específicos atribuídos pelo homem religioso, sendo este um espaço da in- tuição que distingue o sagrado do profano. O fenômeno religioso é uma realidade que se apresenta no espaço- tempo do cotidiano que nos permite estudá-lo à escala das Ciências Huma- nas.
Determinados lugares são escolhidos como sagrados porque o homem necessita deles para manifestar a sua fé no divino e organizar os seus ritos. Ao se reunir com seus semelhantes para reverenciar a divindade, estes lugares se transformam em sagrados e são habitados por um universo simbólico, resultado da fé que cultiva.
Os símbolos ajudam a criar um corpo que exprime os valores morais da sociedade, os ensinamentos, criando um sentimento de solidariedade entre os seguidores religiosos, ou funcionando como uma forma de trazer um adepto mais perto de seu deus ou deuses.
Templo (do latim templum, "local sagrado") é uma estrutura arquitetônica dedicada ao serviço religioso, como culto. O termo também pode ser usado em sentido figurado. Neste sentido, é o reflexo do mundo divino, a habitação de Deus sobre a terra, o lugar da Presença Real.
A ideia de "religião", com muita frequência, contempla a existência de seres superiores que teriam influência ou poder de determinação no destino humano. Esses seres são principalmente deuses, que ficam no topo de um sistema que pode incluir várias categorias: anjos, demônios, elementais, semideuses, etc.
Todos os conceitos de religião estão vinculados à manifestação de atos de culto, de ritos e de outras formas de expressão religiosa, enquanto a espiritualidade é compreendida como uma dimensão constitutiva humana, caracterizada pela intimidade do ser humano com algo maior.
Religiosidade é expressão ou prática do crente que pode estar relacionada com uma instituição religiosa. Já Religião é composta por determinadas crenças e ritos, compreendida como meios que levam à relação com o transcendente.
Entre religiões monoteístas, o padrão de correlação entre religiosidade e valores apresenta-se de forma consistente: pessoas comprometidas com grupos religiosos atribuem maior importância a valores que expressam evitação de incertezas e menor importância a valores que expressam desejos hedonistas e independência.
Alguns dos valores cristãos que são discutidos durante as aulas incluem:
Valores da família ou valores familiares são as crenças políticas e sociais que mantêm a família nuclear como uma unidade fundamental e provedora da ética e moral. ... Familialismo é a ideologia que promove a família e seus valores como uma instituição. A frase pode ter múltiplas interpretações em culturas diferentes.