A Etnografia é uma metodologia das ciências sociais, principalmente da disciplina de Antropologia, em que o principal foco é o estudo da cultura e o comportamento de determinados grupos sociais.
“Cada caso (não) é um caso” é a afirmação de que parte a autora para problematizar o recurso ao método etnográfico por pessoas que veem nele uma forma de fugir aos estereótipos e rejeitar preconceitos.
Pois a realidade não se encaixa facilmente em cada caso, pois ele pode possuir variáveis que precisam ser estudadas e explicadas.
1999 «Quando cada caso NÀO é um caso: pesquisa etnográfica e educação ». Revista Brasileira de Educação (Sao Paulo), 10 : 58-78. Resumo: No bojo da presente moda de —pesquisa etnográfica“, identifica-se diversos problemas inerentes à investigação interdisciplinar.
A etnografia tem origem na Antropologia Social, um dos quatro campos da Antropologia, que surgiu da necessidade de compreender as relações socioculturais, os comportamentos, ritos, técnicas, saberes e práticas das sociedades até então desconhecidas, e que tem vindo a ser adaptada a problemas comuns da actualidade.
Bronislaw Malinowski
A etnografia é o método da Antropologia e é conhecendo o que é esta disciplina e pelo que tem passado que podemos efetivamente entender em que ela consiste. ... O método etnográfico – suas virtudes e vicissitudes – se entende apenas conhecendo como ele se desenvolveu dentro da Antropologia.
Esse modo de apreender a realidade nas ciências sociais é também chamado de observação participante e trabalho de campo. Franz Boas e Bronislaw Malinowski, especialmente o segundo, são considerados os pais da etnografia enquanto método antropológico.
Todos esses são aspectos subjetivos dos diferentes povos do planeta. O método antropológico consiste, basicamente, na prática da etnografia (descrição do trabalho de campo) e etnologia (síntese dos conteúdos descritos em campo). Deste modo, por meio da análise crítica, é possível interpretar os fenômenos descritos.
A pesquisa etnográfica é uma pesquisa que analisa o comportamento de um grupo, sistema social ou cultural, uma vez que é fundamentada na etnografia que implica a descrição e interpretação profundas de um grupo, sistema social ou cultural.
O Relativismo Cultural busca entender os valores culturais de uma sociedade a partir dos padrões vigentes neste grupo social. ... No final do século XIX, a fim de rechaçar o etnocentrismo e o positivismo, a ideia de relativismo cultural ganhou força, através das obras de Franz Boas (1858-1942).
O relativismo é uma postura de interpretação da realidade que sugere que tudo deve ser encarado segundo o conceito da relatividade, ou seja, a percepção de determinado fenômeno está condicionada à realidade do interlocutor, e não poderia, portanto, ser tomada como uma conclusão válida no plano geral, e sim apenas no ...