EQST

O Que Psicologia Das Emergncias E Desastres?

O que é Psicologia das emergências e desastres?

A psicologia das emergências e desastres, como uma nova especialidade, apresenta-se como uma consequência lógica de múltiplos estudos e experiências que demonstram que tais eventos não somente causam a perda de vidas, atentam contra a integridade física das pessoas, causam danos materiais e perdas econômicas, mas ...

O que é psicologia de emergência?

A psicologia das emergências estuda o comportamento das pessoas nos acidentes e desastres desde uma ação preventiva até o pós-trauma e, se for o caso, subsidia intervenções de compreensão, apoio e superação do trauma às vítimas e profissionais do SAMU.

Qual o papel da Psicologia na abordagem ao paciente em situações traumáticas?

Assim, deve-se assegurar que o psicólogo utilize os conhecimentos de diferentes campos para dar suporte às pessoas e aos profissionais envolvidos nos desastres para fortalecer o funcionamento da comunidade. O psicólogo pode, portanto, atuar nas três etapas de formação dos desastres.

Como surgiu a psicologia do desastre?

Os primeiros estudos da psicologia nas emergências e desastres surgiram no início do século XX, a partir de pesquisas realizadas pelo suíço Edward Stierlin em um de seus trabalhos publicados em 1909, que buscava compreender as emoções dos indivíduos acometidos por situações de desastres.

Como se constitui o trabalho do psicólogo no contexto de emergências e catástrofes?

A Psicologia das emergências estuda o comportamento das pessoas nos incidentes críticos, acidentes e desastres, desde uma ação preventiva até o pós-trauma e, se for o caso, subsidia intervenções de compreensão, apoio e superação do trauma psicológico às vítimas e aos profissionais.

O que um psicólogo pode fazer para ajudar?

O psicólogo ajuda a lidar com problemas do passado que possam interferir na vida da pessoa, auxilia a enfrentar os problemas cotidianos com mais firmeza e segurança, além de fazer com que o indivíduo adquira um maior conhecimento sobre si mesmo, podendo melhorar seu comportamento humano fisicamente, socialmente e ...

O que é um debriefing psicológico?

O debriefing psicológico usualmente compreende uma intervenção de crise oferecida às vítimas do trauma horas ou dias após o evento, em uma única sessão, com intuito de aliviar os sintomas agudos de estresse e prevenir o surgimento de sintomas pós-traumáticos.

O que é um de briefing?

debriefing |dibrífingue| Reunião em que se faz o relatório de tarefa ou missão executada.

Como faço pra saber se preciso de um psicólogo?

Abaixo alguns pontos que podem ser esclarecedores quando procurar um psicólogo:

  1. Sintomas físicos.
  2. Sensação de não pertencer a algum lugar.
  3. Quando os sintomas interferem no cotidiano.
  4. Dificuldades nos relacionamentos.
  5. Vida que não segue após trauma ou perda.
  6. Desinteresse pelas coisas que gostava de fazer.