A instrumentalidade mobiliza as três dimensões da profissão e é conquistada ao se realizar a práxis profissional, esta que se define como um confronto de condições objetivas do trabalho profissional e subjetivas do (a) agente, o (a) assistente social.
O objeto do Serviço Social se coloca, então, como a situação social problema: “... o Serviço Social atua na base das inter-relações do binômio indivíduo-sociedade. ... Como prática institucionalizada, o Serviço Social se caracteriza pela atuação junto a indivíduos com desajustamentos familiares e sociais.
O conhecimento é, sem dúvida, o principal instrumento de trabalho em qualquer área, pois permite que o profissional tenha uma real dimensão das diversas possibilidades de intervenção. Tampouco culpabilizado, o que reforçaria a lógica da exclusão social. .../span>
Do seu ponto de vista, o processo de trabalho é apenas o consumo da mercadoria por ele comprada, força de trabalho, que ele porém só pode consumir ao acrescentar-lhe meios de produção. O processo de trabalho é um processo entre coisas que o capitalista comprou, entre coisas a ele pertencentes./span>
O processo de enfermagem representa uma alternativa de reaproximação do enfermeiro com seu cliente, entendendo-se o mesmo com um instrumento metodológico de trabalho, que possibilita a análise crítica sobre as condições de saúde do cliente e efetiva a atuação dos profissionais de Enfermagem(4).
Conheça as cinco etapas do processo de enfermagem dentro da Sistematização da Assistência de Enfermagem