CPU é a sigla para Central Process Unit, ou Unidade Central de Processamento. Ele é o principal item de hardware do computador, que também é conhecido como processador. A CPU é responsável por calcular e realizar tarefas determinadas pelo usuário e é considerado o cérebro do PC.
A unidade de controle (UC) assume toda a tarefa de controle das ações a serem realizadas pelo computador, comandado todos os demais componentes de sua arquitetura. É a UC que deve garantir a correta execução dos programas e a utilização dos dados corretos nas operações que as manipulam.
O registrador ou registo de uma CPU (unidade central de processamento) é a memória dentro da própria CPU que armazena n bits. ... Os registradores estão no topo da hierarquia de memória, sendo assim, é um tipo de memória mais rápida e financeiramente mais custosa.
Função: Executar os programas armazenados na MP, buscando cada instrução, interpretando-a e em seguida a executando. Unidade de Controle (UC): busca instruções na MP e determina o tipo de cada instrução. Unidade Lógica e Aritmética (ULA): realiza um conjunto de operações necessárias à execução das instruções.
Atualmente, todos os componentes que compunham a CPU estão integrados em um único chip denominado microprocessador. ... Todo microprocessador é um processador, mas nem todo processador é um microprocessador. Um microcontrolador, por exemplo, também é um processador.
O microprocessador, geralmente chamado apenas de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. ... Um microprocessador incorpora as funções de uma unidade central de computação (CPU) em um único circuito integrado, ou no máximo alguns circuitos integrados.
Já o microcontrolador é um microprocessador, memória RAM, memória ROM, temporizadores, contadores, porta serial, conversores e portas de I/O em um só circuito integrado, ou seja, um microcomputador-de-um-só-chip.
Significado de Microprocessador adjetivo, substantivo masculino [Informática] Diz-se de, ou processador miniaturizado no qual todos os elementos se reúnem num único circuito integrado; diz-se de ou chip único que contém toda a unidade central de processamento.
Vantagem: Reduz tamanho em relação à lógica de relés. Fácil manutenção. Custo baixo. Seguro e com baixo con- sumo de energia.
A arquitetura Harvard é mais utilizada nos microcontroladores, pois proporcionam maior velocidade de processamento, pois, enquanto a CPU processa uma informação, outra nova informação está sendo buscada, de forma sucessiva.
Microcontroladores com encapsulamento BGA tem melhor performance com relação à compatibilidade eletromagnética. No entanto, diversas empresas no Brasil preferem utilizar encapsulamentos tradicionais, DIP, SO ou SOIC, devido a facilidade de montagem dos componentes.
PIC é uma família de microcontroladores RISC fabricada pela Microchip, derivada do PIC1650 originalmente desenvolvida pela divisão de microeletrônica da General Instruments. A Microchip não usa PIC como um acrônimo, na realidade a marca é PICmicro.
Bem, para quem não sabe o Arduino possui um conversor USB/Serial e um bootloader gravado no seu microcontrolador que é o Atmega328. É esse bootloader o responsável por gravar o código gerado na IDE do Arduino.
4 – Gravação do PIC16F628A usando MicroBRN Observe no lado direito da tela que ao selecionar o chip 16F628A, o programa já informa a maneira como o microcontrolador deve ser encaixado no gravador. O círculo amarelo em cima do chip indica o pino 1. Pronto. Agora é só montar o circuito e testar o PIC !
Configuração
Para configurar um tempo de 10 segundos, o botão Up deverá ser pressionado 10 vezes, pois cada toque incrementa 1 segundo. Se precisar diminuir esse tempo é só pressionar o botão Down tantas vezes quanto for a quantidade em segundos, exemplo, se precisar diminuir 3 segundos o botão Down deverá ser pressionado 3 vezes.
Para programar um microcontrolador você deve primeiro ter um conhecimento básico sobre programação. As linguagens mais usadas são: Assembly, C, Visual Basic e Pascal. Na programação utiliza-se um software, onde você escreve as instruções lógicas, e depois compila, gerando um arquivo no formato *. hex (hexadecimal).
Bem fazer um microcontrolador é complicado, mas a receita é simples: Um punhado de registradores; Uma EPROM; 5 gramas de portas lógicas; Silício; Contatos a gosto; Misture tudo usando o liquidificador, coloque em pequenas formas e leve ao forno por 20 minutinhos! Pronto!
Como gravar PIC 18F4550 com Pickit3
O PICkit 3 deve ser ligado a um PC através de uma porta USB de alta velocidade e pode ser conectado diretamente ao seu PIC ou no modo ICSP (In-circuit Serial Programming). O conector possui dois pinos de I / O e a linha de reset para implementar a depuração no circuito e In-Circuit Serial Programming.
O Arduino é uma plataforma de prototipagem open-source, seu software multiplataforma é flexível e fácil de usar. Ele é destinado para pessoas interessadas em criar objetos ou ambientes interativos. Com o Arduino, você pode interagir com luzes, motores entre outros objetos eletrônicos.
Arduíno é uma placa de prototipagem eletrônica de código aberto. ... Em suma, o Arduíno é uma plataforma sobre a qual serão construídos outros equipamentos — e ele não deve ser confundido com o Raspberry Pi, equipamento visualmente semelhante a ele, mas que funciona como um computador de placa única.
Você deve seguir os seguintes passos: