EQST

Quais So As Doenças Crnicas Transmissveis?

Quais são as doenças crônicas transmissíveis?

Já as doenças crônicas transmissíveis são infecciosas e causadas por organismos invasores como vírus e parasitas. Exemplos deste tipo de doença: AIDS, hepatite B e C e tuberculose. Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), existem, somente no Brasil, quase 53 milhões de pessoas com pelo menos uma doença crônica.

O que são as doenças degenerativas do sistema nervoso?

Doenças neurodegenerativas como mal de Alzheimer, distrofia muscular e esclerose múltipla não têm cura, mas elas podem ser tratadas. Saiba mais sobre. Doenças neurológicas degenerativas são os distúrbios que afetam o sistema nervoso, que é composto pelo cérebro, pela medula espinhal e pelos nervos.

O que é atrofia de múltiplos sistemas?

A Atrofia de Múltiplos Sistemas é uma doença neurodegenerativa grave, caracterizada por falência autonômica progressiva, com características parkinsonianas, cerebelares e piramidais em diferentes combinações.

Qual a fase terminal paralisia supranuclear progressiva?

A paralisia supranuclear progressiva é caracterizada por movimentos lentos, rigidez muscular, problemas para movimentar os olhos e uma tendência a queda para trás. A paralisia supranuclear progressiva progride rapidamente e resulta em uma rigidez muscular e incapacidade mais grave que a doença de Parkinson.

O que causa paralisia supranuclear progressiva?

(Ver também Visão geral dos transtornos de movimento e cerebelares.) A causa da paralisia supranuclear progressiva é desconhecida. Ocorre degeneração de neurônios nos gânglios basais e no tronco encefálico; emaranhados neurofibrilares contendo uma proteína tau com fosforilação anômala também estão presentes.

O que é paralisia Bulbar progressiva?

A paralisia bulbar progressiva, também denominada doença de Fazio-Londe, é uma doença degenerativa dos neurônios motores acometendo nervos cranianos de forma progressiva na infância1. É patologia rara, com ocorrência em ambos os sexos e com dois padrões de herança genética.

O que é Bulbar?

O bulbo (um região do tronco cerebral) inerva músculos da respiração, garganta e pescoço. Assim músculos envolvidos na respiração, na deglutição, na fala, na movimentação da língua são os primeiros a serem acometidos.

Quais os tipos de esclerose lateral Amiotrofica?

Esclerose lateral amiotrófica (a mais comum) Esclerose lateral primária. Paralisia pseudobulbar progressiva. Atrofia muscular progressiva.

O que é Síndrome Pseudobulbar?

A síndrome pseudobulbar caracteriza-se por disartria, disfagia e disfonia, deficiência dos movimentos voluntários da língua e músculos faciais e por labilidade emocional.

Qual a síndrome do Coringa?

Quanto à risada, um dos traços marcantes do personagem, assistiu, por indicação do diretor Todd Philips, a vídeos de portadores de um raro transtorno neurológico chamado síndrome pseudobulbar. Mais que assistir, ele tentava reproduzir, na frente de um espelho, as risadas aflitivas e dolorosas dos pacientes.

Qual exame detecta esclerose lateral Amiotrofica?

O diagnóstico da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é feito pelo quadro clínico de perda de força com atrofia muscular e pelo exame de eletroneuromiografia.

Qual o exame que detecta a doença ela?

Mesmo com todos estes dados, o diagnóstico da doença ainda é difícil e demorado, precisando ser feito através de um histórico médico e exames físicos típicos apoiados por exames complementares como eletroneuromiografia (estimulação dos nervos periféricos, sensitivos e motores, ao longo da coluna vertebral, por meio do ...

Como é a vida de uma pessoa com esclerose múltipla?

A esclerose múltipla é uma doença que acomete pessoas jovens, principalmente na faixa etária entre os 20 e 40 anos, quando aparecem os primeiros sintomas. "Como a EM não tem cura e não costuma encurtar a expectativa de vida, a pessoa vive muitos anos com a doença.

Como cuidar de um paciente com ela?

É válido ressaltar que não há cura para a doença, apenas cuidados que podem amenizar os sintomas.

  1. Riluzol (remédio utilizado no começo do tratamento da ELA) ...
  2. Fisioterapia. ...
  3. Contatar um nutricionista. ...
  4. Ajuda e apoio psicológico. ...
  5. Apoio familiar e de amigos. ...
  6. Manter o paciente informado. ...
  7. Tratamento em casa.

Como evitar a doença ela?

Prevenção: Não e conhecida nenhuma forma de prevenção. Pode ser recomendado o aconselhamento genético se houver história familiar de ELA. Sintomas: A fraqueza muscular.

Como se inicia a doença ela?

A ELA normalmente começa lentamente, com início de pequenas microcâimbras musculares, chamadas de fasciculações, que evoluem mais frequentes no corpo do indivíduo afetado, geralmente junto com sintomas de fraqueza progressiva, nas mãos, pernas, ou nos músculos dos ombros e do pescoço.