A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário Cristão ocidental (Católico). ... A Igreja Católica Apostólica Romana trata a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade.
A Quarta-Feira de Cinzas é uma data relevante dentro da tradição católica, acontece 46 dias antes da Páscoa e marca o início da Quaresma, período penitencial. A Quarta-Feira de Cinzas marca a abertura da Quaresma, período de 46 dias que antecede a comemoração da Páscoa.
Para marcar o início do tempo de penitência católica, chamado de Quaresma, a Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia depois do Carnaval. Mas você sabe o que representa essa data? A Quarta-feira de Cinzas representa arrependimento dos pecados.
Para a Igreja, significa uma forma expressiva de penitência que ajuda o ser humano na busca da conversão e santidade. O jejum vem expresso no Quarto Mandamento da Lei da Igreja que diz: "Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja". ... Esse tipo de jejum é comum entre os católicos durante a Quaresma.
O padre explica que esse chamamento para mudança de vida também se verifica nas palavras que são ditas ao ofertar as cinzas. “No momento em que se faz a signação na testa de alguém, dizemos: “Convertei-vos e crê no Evangelho”, ou então, “Lembra-te que és pó e que ao pó retornará”, conta Genivaldo.
Para os antigos judeus se sentar sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e a volta para Deus. Por isso, as cinzas bentas colocadas sobre nossa cabeça, ou sobre nossa testa, nos fazem lembrar que um dia vamos morrer, que somos pó e que ao pó voltaremos.
Por exemplo, Jesus recolhe-se no deserto por 40 dias e 40 noites (Mt 4.
A Quaresma é como conhecemos o período de preparação da Páscoa que é marcado por práticas de penitência, como jejuns e obras de caridade. Tradicionalmente, entende-se a Quaresma como um período de 40 dias, mas ela tem atualmente a extensão de 44 dias. Essa prática surgiu no século IV d.C.
A Quaresma é uma tradição crista observada em muitas denominações. É o período santificado de 40 dias do sacrifício que levou Jesus à morte e à ressurreição. Durante a Quaresma, católicos e alguns protestantes se preparam para a Semana Santa fazendo jejum, orações e se reconciliando com o Senhor.
Passagens bíblicas para refletir nesse tempo de Quaresma:
A abstenção de carne na Sexta-Feira Santa acontece em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício. Além disso, muitos religiosos destacam que a realização do jejum é uma prática daqueles que desejam ser afastados do pecado.
Por que 40 dias? O número remete a numerosos episódios bíblicos: os 40 dias do dilúvio, os 40 anos em que o povo judeu vagou pelo deserto, os 40 dias que Moisés passou com Deus no Sinai, e Elias na montanha, os 40 dias de Jesus no deserto antes de começar sua a vida pública etc..