A bandagem tem como principal função promover o posicionamento funcional de articulações ou de tecidos por meio das fitas adesivas. "O acessório também pode ter ação analgésica, mas isso dependerá do tipo de aplicação e da causa do problema.
Dependendo do modelo e da marca, ela pode durar até 7 dias na pele sem precisar ser trocada — a de bordas arredondadas tende a ficar mais tempo, pois demora mais para desgrudar. É possível tomar banho e praticar esportes aquáticos sem preocupações.
Esta aplicação da bandagem elástica é indicada para pessoas que caminham muito. Também para quem passa muito tempo de pé ou para quem usa salto alto com muita frequência e sofre com dores. Como esta aplicação necessita que a pessoa esteja sentada, com a perna esticada e a planta do pé elevada em posição de alongamento.
A bandagem elástica, ou Kinesio taping, é uma técnica criada no Japão, nos anos 1970, pelo quiropraxista Kenzo Kaze para auxiliar no tratamento de lesões ao exercer pressão e força sobre músculos e articulações, promovendo apoio a estabilidade. - A bandagem serve para várias funções diferentes.
Antes de aplicar as bandagens funcionais elásticas através da técnica de Kinesio Taping, deve ser feito o preparo da pele:
“A bandagem fria consiste na aplicação de um gel crioterapêutico em determinada área do corpo da mulher que, na sequência, será envolvida com uma faixa, no sentido da circulação linfática, por cerca de 30 minutos”, explica Rafaella Félix, fisioterapeuta, especialista em Fisioterapia Dermato Funcional.
Trata-se de uma faixa de tecido, geralmente algodão ou linho que é usado para cobrir uma parte do corpo que esteja ferida. O uso mais frequente das bandagens é para cobrir lesões cutâneas, imobilizar ou tratar lesões.