Uma característica primitiva é uma plesiomorfia e a que sofreu alguma mudança é uma apomorfia. 'Plesio' vem do grego 'plesíos' (próximo, vizinho) e 'apo' de 'apó' (separado). Nas serpentes, por exemplo, a presença de pernas é uma condição plesiomórfica e a ausência é apomórfica.
Significado de Apomorfia substantivo feminino Conjunto de características atuais que derivam de uma espécie ancestral, especialmente falando de uma condição derivada que pode ser utilizada para definir um novo grupo. Etimologia (origem da palavra apomorfia).
Apomorfia vem de uma palavra grega... é o termo designado para definir uma característica mais recente derivada de uma característica primitiva de uma espécie ancestral. ... Por exemplo, a presença de carioteca em determinadas células é apomórfica à sua ausência.
O carácter individual, na biologia e outras ciências biológicas (como antropologia, paleontologia, etc.), é o conjunto de características presentes no indivíduo e que o distingue de todos os outros ou os de outras espécies, grupos, etc.
Filogenia e Cladística A cladística ou filogenética é o ramo da sistemática que reconstrói a filogenia. A sistemática é a área da Biologia que se preocupa principalmente em compreender a filogenia, ou seja, a história evolutiva das espécies. Para estudos de sistemática, a descrição da espécie é fundamental.
Em um sentido amplo, grupo monofilético refere-se a um conjunto de espécies que compartilham um ancestral comum. Também é usado para denominar um grupo que contém todos os descendentes de um ancestral comum.
A cladística é um método de classificação que reflete as relações filogenéticas entre os organismos, baseado na análise de caracteres. As classificações cladísticas são em geral traduzidas por cladogramas, que indicam os padrões de evolução.
Já a filogenia se refere à história evolutiva de uma ou mais espécies. Enquanto processos do desenvolvimento (neste caso, ontogenéticos) podem influenciar processos evolutivos (filogenéticos) como consequência, organismos individuais se desenvolvem (ontogenia), ao passo que as espécies evoluem (filogenia).
A cladística é composta pelos clados, agrupamentos que incluem todos descendentes (vivos ou extintos) e um ancestral comum, é todo grupo que envolva mais de uma linhagem e um ancestral comum.
Conjunto de indivíduos de qualquer classe taxonómica que podem ter procedido de um ancestral comum. Os seres humanos e os macacos, por exemplo, são muitas vezes considerados um grupo natural, procedentes de ancestrais fósseis, os Dryopithecus, os seus parentes mais próximos.
Significado de Homoplasia substantivo feminino [Biologia] Particularidade ou semelhança que resulta do paralelismo ou da convergência evolutiva; característica semelhante pertencente a duas ou mais espécies que não derivam de um ancestral comum. Etimologia (origem da palavra homoplasia). Hom/o/ + plasia.
A homoplasia pode surgir de três maneiras distintas: paralelismo, convergência e reversão. Paralelismo é quando a partir de um mesmo estado plesiomórfico surgem, independentemente, estados apomórficos idênticos em 2 organismos diferentes, este tipo de homoplasia costuma ocorrer em organismos próximos filogeneticamente.
A convergência evolutiva, também chamada de evolução convergente, é um processo evolutivo em que indivíduos, sem grau de parentesco próximo, mas que vivem em condições ambientais parecidas, apresentam estruturas morfológicas, fisiológicas e até comportamentais semelhantes.
Na evolução convergente, duas espécies completamente diferentes que habitam o mesmo ambiente acabam desenvolvendo características similares, como é o caso dos golfinhos e dos peixes. ... Já a evolução divergente possui um caminho inverso.
Processo de adaptação dos seres vivos a determinadas condições ambientais de forma a que seres de origens ou linhagens distintas apresentem características biológicas ou paleontológicas similares em respeito às exigências de adaptação ao meio ambiente, como, por exemplo, os golfinhos e as baleias, mamíferos, que se ...
Convergência evolutiva ou evolução convergente é um fenômeno evolutivo observado em seres vivos quando estes desenvolvem características semelhantes de origens diferentes. ... Um exemplo famoso de convergência evolutiva é a forma do corpo de golfinhos, ictiossauros e peixes.
Significado de Convergência Ação ou efeito de convergir, tender para um ponto em comum.
Resposta. Convergência adaptativa é quando os seres não possuem os mesmos ancestrais, mas desenvolvem estruturas que têm a mesma função, devido ao mesmo tipo de adaptação que suas espécies tiveram por viver em um meio comum.
Qualidade ou disposição do que é convergente; direção para um ponto comum.
irradiação adaptativa é um processo evolutivo que ocorre quando um grupo ancestral coloniza diferentes ambientes e pode originar outras espécies. Ao colonizar novos ambientes, cada grupo fica submetido à diferentes condições ambientais. Assim, possibilita o surgimento de uma grande variedade de formas de vida.
Irradiação adaptativa, radiação adaptativa ou adaptação divergente é o processo evolutivo que resulta no surgimento de espécies diferentes a partir de um mesmo ancestral comum.
Na irradiação adaptativa, um ancestral comum resolve colonizar ambientes diferentes. Na convergência adaptativa, trabalha-se com ancestrais diferentes que formam indivíduos que sofrem a mesma seleção natural.
Irradiação e radiação Enquanto a palavra radiação refere-se à energia que é emitida na forma de ondas eletromagnéticas, a irradiação refere-se à exposição a essa radiação. Por exemplo: a radiação solar irradia o planeta Terra, provendo-lhe de energia em forma de calor e luz visível.
Especiação
A especiação refere-se ao surgimento de uma ou mais espécies a partir de uma população ancestral. Esse processo, que envolve mecanismos de diferenciação genética que impedem a reprodução entre duas populações, pode ocorrer por vários fatores, entre eles, o isolamento geográfico e redução de fluxo gênico.
Para que haja formação de novas espécies, deve primeiramente ocorrer uma separação geográfica entre populações de uma espécie ancestral. Após o isolamento geográfico, as populações adquirem mutações e são selecionadas de forma isolada umas das outras.