As mãos e pés podem ficar gelados quando a temperatura exterior está mais baixa que o habitual. Quando isso acontece, o corpo responde contraindo os vasos sanguíneos, o que faz com que exista menos circulação sanguínea nas mãos, resultando em diminuição da temperatura e palidez.
Na maioria das vezes, a sensação de frio nas mãos e pés é comum e não significa problemas. É uma resposta normal do corpo às baixas temperaturas, principalmente em pessoas com menor massa muscular, como crianças e idosos.
Porque a diminuição da temperatura provoca a contração dos vasos do corpo. Todos eles se contraem, mas nas extremidades o efeito é maior porque estão mais expostos ao frio. Em conseqüência, a quantidade de sangue que chega a essas regiões diminui muito.
Composta por cerca de trinta ossos articulados entre si, a extremidade superior do corpo humano é constituída, a partir do pescoço, pelo ombro (articulação), braço, cotovelo (articulação), antebraço, punho (articulação), mão e dedos (estes com as articulações comumente chamadas de nós).
Para aquecer a cama, você pode deixar várias camadas de cobertor nela durante o dia. Dessa forma, a temperatura estará agradável quando você for se deitar. Além do edredom que você utiliza normalmente, coloque também mais um por perto para caso você sinta mais frio que o esperado durante a noite.
As mãos e pés gelados são uma condição fisiológica normal, “pode ser uma característica da pessoa, reflexo da temperatura do ambiente ou da escolha da roupa. Mas esse mecanismo de equilíbrio também pode sofrer interferências comportamentais e de doenças”, alerta o médico.
Na verdade, o contacto é a melhor forma de as aquecer porque a temperatura do corpo — que ronda os 37 graus — é a maior fonte de calor natural contra um termómetro baixo Esfregue rapidamente uma mão contra a outra ou coloque as mãos entre as pernas para ajudar a circulação sanguínea.
“Quanto maior é a taxa metabólica, mais calorias a pessoa queima e, com isso, maior é a tempera corporal”, diz o médico, explicando que quando isso não acontece – ou seja, quando a pessoa tem um metabolismo lento – a tendência é para que sinta constantemente frio.
A queimação nos pés é uma sensação dolorosa que costuma acontecer devido à lesão nos nervos das pernas e pés, geralmente, devido à situações como neuropatia diabética, alcoolismo, deficiências nutricionais, infecções ou lesões que afetam a coluna ou os trajetos dos nervos, por exemplo.
Veja uma lista das principais causas de dor nos pés.
Para aliviar a queimação é necessário fazer o diagnóstico correto da doença causadora, o que exige sempre a avaliação de um médico especialista, seja angiologista, ortopedista ou reumatologista.