O payback é o período no qual o retorno de investimento em um projeto demorará para voltar ao investidor ou empresário. Como falamos, existem dois tipos de payback: o payback simples e o payback descontado.
Trata-se de uma estratégia, um indicador usado nas empresas para calcular o período de retorno de investimento em um projeto. Em palavras mais técnicas, payback é o tempo de retorno desde o investimento inicial até aquele momento em que os rendimentos acumulados tornam-se iguais ao valor desse investimento.
Quando o tempo de retorno de um projeto é o principal fator a ser considerado, qual é o método mais apropriado e seu respectivo critério de seleção? A-TRC e o projeto deve ser aceito se TRC TMA. ... E-TIRM e o projeto deve ser aceito se TIRM > 0.
A fórmula de como calcular o prazo de retorno de investimento em si é bem simples: basta que você divida o investimento total que você pretende fazer pelo valor que você espera ganhar por período (geralmente para se ter uma visão geral é melhor que esse período seja de pelo menos 6 meses).
Payback é o período de tempo necessário para que as entradas de caixa do projeto se igualem ao valor a ser investido, ou seja, o tempo de recuperação do investimento realizado. ... O cálculo do Valor Presente Líquido – VPL, leva em conta o valor do dinheiro no tempo.
Uma referência comum para evidências de criação de valor é um retorno superior a 2% do custo de capital da empresa. Se o ROIC da empresa for menor que 2%, ele é considerado um “destruidor” de valor.
Quando o valor inicial é zero, deve-se inserir o "zero" e pressionar a tecla CFo. Daí em diante, utiliza-se sempre a tecla CFj para informar o fluxo de caixa. Cada vez que essa tecla é pressionada, a calculadora reconhece que está avançando um período.