Patogênese viral é o processo pelo qual os vírus produzem doenças no seu hospedeiro. O prefixo “pato” do grego pathos, significa doença ou sofrimento. Este prefixo é utilizado em diversos termos para definir processos envolvidos em doenças. Um vírus é patogênico para um hospedeiro quando pode infectar e causar doenças.
As toxinas bacterianas são substâncias que alteram o metabolismo normal das células hospedeiras e são classificadas em exotoxinas (produzidas pelas bactérias gram-positivas, sendo liberadas com a lise das mesmas) e endotoxinas (produzidas pelas bactérias gram-negativas e atuam como toxinas em circunstâncias especiais).
Uma endotoxina trata-se de um lipopolissacárido, abreviado LPS, ou seja, uma forma de um açúcar. Trata-se de uma estrutura composta por complexos de lípidos e açúcares. Esta estrutura é um componente necessário e libertado por bactérias Gram negativas com o propósito de manter a integridade das suas paredes celulares.
Exotoxina é uma substância química solúvel que inclui enzimas citolíticas e proteínas que se ligam a recetores, alterando a função da célula e acarretanda sua morte. ... A exotoxina é libertada com o metabolismo e crescimento da bactéria, tendo efeitos gerais e não causando febre.
As toxinas ST (toxinas termoestáveis) são produzidas principalmente pela Escherichia coli (ETEC), atacando as células do epitélio intestinal, causando principalmente diarréia. No segundo grupo, as toxinas danificam a membrana do citoplasma, causando morte celular.
A endotoxina está presente em todas as bactérias Gram-negativas, independentemente de causarem doença. A parte externa de uma bactéria Gram negativa contém lipopolissacarídeos (LPS) que são usados para estabilidade estrutural. A Endotoxina refere-se a esta parte LPS da bactéria.
Exemplos de bactérias Gram-negativas Escherichia, Helicobcater, Hemophilus, Neisseria, Klebsiella, Enterobacter, Chlamydia, Pseudomonas, Salmonella, Shigella.
Bacilos Gram-negativos são responsáveis por numerosas doenças. Alguns são microrganismos comensais encontrados na flora intestinal normal. Esses microrganismos comensais e outros, provenientes de reservatórios animais ou ambientais, podem causar doenças.
Infecções por bacilos Gram-Positivos Algumas bactérias Gram-positivas (por exemplo certos estreptococos) podem penetrar profundamente no tecido, enquanto outras causam danos através da produção de substâncias extremamente tóxicas (por exemplo as toxinas produzidas por Clostridium botulinum).