O biodiesel é um combustível para ser utilizado nos carros ou caminhões com motores diesel, feito a partir das plantas (óleos vegetais) ou de animais (gordura animal). O biodiesel só pode ser usado em motores a diesel, portanto este combustível é um substituto do diesel.
A história do biodiesel data de 1895, quando dois grandes visionários, Rudolf Diesel e Henry Ford, descobriram nos óleos vegetais um combustível e um caminho para o de- senvolvimento industrial.
Expedito Parente
Para produzir biodiesel, usina-se o processo de transesterificação na usina de Biodiesel, consiste no seguinte procedimento: o óleo retirado das plantas é misturado com com etanol (proveniente da cana-de-açúcar) ou metanol (pode ser obtido a partir da biomassa de madeiras) e depois estimulado por um catalisador.
Segundo a definição do Programa Brasileiro de Biocombustíveis, o biodiesel é o combustível formado pela mistura, em diferentes proporções, de éster (nome técnico para um tipo de gordura) de óleos vegetais com o óleo diesel convencional derivado de petróleo.
O processo de produção de biodiesel a partir de micro-algas é realizado com a coleta de uma amostra de água salinizada em um tubo de ensaio. O tubo é fechado e levado ao laboratório, onde é colocado em uma estufa com temperatura e iluminação adequadas para manter as algas vivas.
Óleo diesel é um combustível fóssil obtido a partir da destilação do petróleo. Apresenta uma grande quantidade de enxofre e é bastante utilizado para o transporte de cargas. Óleo diesel é um combustível de aspecto oleoso (como o nome sugere) obtido a partir da destilação fracionada (refino) do petróleo.
Você precisará de 1 litro de óleo vegetal de qualidade (canola, girassol ou milho), 200 ml de metanol e 3,5 gramas de soda cáustica (hidróxido de sódio). "Uma ótima alternativa para substituir o diesel de petróleo é o biodiesel.
A máquina funciona de uma forma relativamente simples, através de um processo conhecido como transesterificação. O óleo é aquecido e agitado através de uma manivela. Em seguida, basta adicionar soda cáustica e metanol puro para que a transformação aconteça. A reação demora entre 12 e 24 horas para se completar.
óleo de soja
O biodiesel pode ser produzido a partir de várias matérias-primas diferentes. É possível obter o combustível partindo de óleos vegetais, gorduras animais ou produtos residuais, como o óleo de fritura já usado.
Resposta. Resposta: Desses, o algodão é o que já está tendo maior utilização nas usinas, chegando a atingir perto de 4% da produção nacional. O segundo lugar entre as matérias-primas de biodiesel no Brasil fica com o sebo bovino.
Resposta. Resposta: Com a elevação dos preços do óleo diesel passou a ser visto como uma alternativa economicamente viável.
biodiesel
No Brasil, o principal biocombustível utilizado é o etanol, mas existem outros como o biogás e o biodiesel. A adoção dessas fontes de energia passou a ocorrer no país a partir da década de 1970. Em 2005, procurando ampliar a produção de biocombustíveis, o governo lançou o Plano Nacional de Energia.
Os biocombustíveis, como o próprio nome já indica, são um tipo de combustível de origem biológica ou natural. Trata-se de uma fonte renovável de energia que é utilizada por meio da queima da biomassa ou de seus derivados, tais como o etanol (álcool para combustível), o biodiesel, o biogás, o óleo vegetal e outros.
Biocombustíveis são fontes de energia renováveis, derivados de matérias agrícolas como plantas oleaginosas, biomassa florestal, cana-de-açúcar e outras matérias orgânicas. ... Os principais biocombustíveis são: a biomassa, o bioetanol, o biodiesel e o biogás.
Biocombustível ou agrocombustível é o combustível de origem biológica não fóssil. Normalmente é produzido a partir de uma ou mais plantas. ... Podemos citar vários exemplos de biocombustíveis, tais como o álcool etanol, a biomassa ou o biodiesel.