*Neste caso, a densidade do objeto é comparada com a da água. ... Coloque os objetos, frutas e alimentos um a um dentro do recipiente com água e anote o resultado na tabela: se o objeto flutuar anote na classificação “flutua” e se afundar na “afunda”.
A boia consegue flutuar porque tem peso menor do que a força que a água exerce sobre ela. ... Sempre que algo mergulha no líquido, ele o empurra para cima no sentido contrário da força da gravidade (que atrai tudo em direção ao centro da Terra). Caso o peso seja maior do que o empuxo, o objeto afunda.
Para não afundar tem que ter densidade menor que a da água. Exemplos: Não afunda: bolinha de isopor, lápis, cebola, banana, tomate, maça, cenoura. Afunda: uva, feijão cru, clips, parafuso, limão, ovo cru.
Isso acontece pois, ao jogar a uva na água, essa era mais densa que a água e afundava. ... Já o abacate, que é muitas vezes mais pesado que a uva, flutuou na água, demonstrando ser menos denso que o líquido.
A casca da laranja está cheia de pequenas bolsas de ar que fazem com que a laranja tenha uma densidade menor que a água. Por isso é que a laranja com casca flutua na água. ... Desta forma, a laranja afunda-se na água, porque fica mais densa que a água.