EQST

O Que O SPP?

O que é o SPP?

Para citar uma espécie de um gênero, mas que não tenha sido identificada, faz-se uso da abreviatura “sp.”, que significa “espécie”. ... Se for necessário fazer referência a várias espécies do gênero, a abreviatura a ser utilizada é “spp.”, “espécies”: Polystira spp.

O que é subespécie biologia?

Significado de Subespécie substantivo feminino Divisão de uma espécie. [Biologia] Categoria taxionômica em que se divide a espécie quando esta comporta mais de um tipo definido.

Como citar gênero e espécie?

O gênero e espécie devem sempre ser grafados por extenso na primeira citação no texto (capítulo ou artigo). Daí por diante, o gênero pode ser abreviado, utilizando-se a inicial maiúscula e o ponto de abreviação, desde que o epíteto específico esteja por extenso (ou seja, não se pode usar gênero abreviado seguido de sp.

Qual é a diferença entre gênero e espécie?

Gênero: constituído por um conjunto de espécies; Espécie: grupo de organismos capazes de reproduzir-se e originar descendentes férteis.

Como se escreve o nome de uma espécie?

O nome da espécie é composto sempre por dois (isto é uma regra nomenclatura binominal), escrita em latim. O primeiro nome corresponde ao gênero (com a primeira letra escrita em maiúsculo) e o segundo nome a espécie. Drosophila melanogaster .

Como se escreve o nome de uma espécie e subespécie?

Quando a terceira palavra indica uma subespécie, é escrita a seguir à palavra indicativa da espécie, com letra inicial minúscula. Quando a terceira palavra indica um subgênero, é escrita em segundo lugar, entre parênteses, a seguir à palavra que indica o gênero. Deve ser escrita com letra inicial maiúscula.

Como deve ser escrito o nome científico dos seres vivos?

O nome científico de uma espécie deve ser escrito em latim e deve estar destacado no texto (em Itálico ou sublinado) como já vimos. ... A primeira delas deve ser escrita com letra inicial maiúscula; a segunda, com letra inicial minúscula. A primeira palavra, com inicial maiúscula, indica o gênero a que pertence a espécie.

Como se escreve o nome de uma espécie é o de uma subespécie?

As mais freqüentes são: Na subespécie se adiciona um terceiro nome sempre em minúsculo, com o nome do gênero em primeiro lugar ( em maiúsculo) e o nome da espécie em segundo lugar ( em minúsculo ). A abreviatura quando usada é recomendado o uso de subsp. para algas, fungos e plantas e ssp.

Quais são as principais categorias de classificação dos seres vivos?

Atualmente as principais categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, duas a mais do que as propostas inicialmente por Lineu. O Reino é a maior unidade de classificação biológica e agrupa filos de organismos com características semelhantes.

Quais são os tipos de classificação dos seres vivos?

Atualmente, o sistema de classificação dos seres vivos é estudado na taxonomia que está dentro do ramo da Sistemática na Biologia.

Que tipo de nutrição representa cada reino?

Reino Plantae ou Metaphyta : Engloba os organismos eucariontes, pluricelulares e com nutrição autotrófica. Exemplo: Musgos, samambaias, araucárias e mangueira. → Reino Animalia ou Metazoa: Inclui os organismos eucariontes, heterotróficos e que apresentam nutrição heterotrófica. Exemplo: Homem, cachorro, vaca e aves.

Por que os vírus não podem ser enquadrados em um dos cinco reinos?

Os vírus não está classificados em nenhum dos cinco reinos porque eles não são considerados seres vivos. ... Apesar de eles ter um código genético e multiplicar-se, elas não são células, a forma mais básica de vida independente.

Quais são os três domínios da vida?

Os três domínios existentes são: Archaea, Bacteria e Eukarya.

Em que se baseia a classificação dos cinco reinos?

A classificação dos seres vivos em cinco reinos baseia-se em dois critérios: -Estrutura das células: Procariontes (células sem núcleo), Eucariontes (células com núcleo) -Nutrição dos seres vivos: Autótrofos (fazem fotossíntese), Heterótrofos (alimentam-se de autótrofos e heterótrofos)

Como foram classificados os reinos?

Atualmente consideramos a existência de cinco reinos: Monera, Protista ou Protoctista, Fungi, Plantae e Animalia. ... Essa classificação foi proposta pelo pesquisador Whittaker em 1969 e até hoje é uma das mais aceitas e estudadas no ensino fundamental e médio.

Quais são os reinos dos microrganismos?

Assim, os microrganismos, são encontrados em três dos cinco reinos: Reino Monera (bactérias e cianobactérias), Reino Protista (algas microscópicas e os protozoários) e Reino Fungi (leveduras e bolores).

Em que reinos são classificadas as bactérias e os fungos?

As bactérias foram classificadas em várias divisões das plantas. ... Plantae - autotróficos - Reino das Plantas. Fungi - saprófitos, - Reino dos fungos (como cogumelos, bolores etc.) Animalia - heterotróficos - Reino dos animais.

Quanto à forma como as bactérias se classificam?

De acordo com a morfologia, as bactérias podem ser classificadas como cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos podem se agrupar e formarem colônias, nas quais dois cocos formam um diplococo. Quando enfileirados, formam um estreptococos e, em cachos, um estafilococo.

Como os cocôs são classificados?

Cocos: Bactérias que possuem formato esférico. - Diplococos: Cocos organizados aos pares. - Tétrades: Cocos organizados em grupo de quatro. - Sarcinas: Cocos organizados em grupo de oito.

O que diferencia o reino animal dos outros reinos?

​O Reino Animal, Animalia ou Metazoa é composto por organismos heterótrofos, ou seja, aqueles que não produzem o próprio alimento. Essa é uma das principais características do grupo e que os diferencia de outros seres vivos, como dos vegetais. Os seres que pertencem ao reino animal são eucariontes e pluricelulares.