Podemos compreender que a importância do platô para a contração cardíaca pode ser identificada na existência de uma despolarização mantida, sendo esta despolarização essencial para o adequado potencial de ação cardíaco.
O potencial de acção é dividido em 5 fases: 0, 1, 2, 3 e 4. FASE 0. Corresponde à despolarização da célula miocárdica. Esta fase começa quando o estímulo proveniente do nodo sinusal é transmitido célula-a-célula.
O impulso nervoso é unidirecional, isso ocorre porque os canais tem três estados: fechado,aberto e inativo. ... Veja também que a medida que o impulso nervoso ( ou potencial de ação) se propaga, os canais passam de abertos para inativos e , depois, para fechados. Isso permite que o impulso nervoso seja unidirecional.
Os impulsos nervosos são causados por reações químicas, pela bomba de sódio e potássio. Falamos que o impulso nervoso é unidirecional porque ele segue apenas uma direção (literalmente). Os impulsos nervosos vão sempre dos dentritos ao axônio.
Essas substâncias atuam nos dendritos (e não “dentritos”, como está na figura) do neurônio I. c) A transmissão unidirecional na sinapse é garantida pelo fato de que as vesículas com neurotransmissores existem apenas nas terminações do axônio pré-sináptico.
O impulso é chamado de unidirecional por que vai dos dendritos para o axônio, certo. Ele se comporta assim pois somente nas terminações dos dendritos q existem receptores químicos ou seja, somente os dendritos podem começar o impulso nervoso. nas terminações do axônio não existem receptores..
Em um neurônio, os estímulos se propagam sempre no mesmo sentido: são recebidos pelos dendritos, seguem pelo corpo celular, percorrem o axônio e, da extremidade deste, são passados à célula seguinte (dendrito – corpo celular – axônio).
A sinapse é responsável pela transmissão unidirecional dos impulsos nervosos entre essas células. A função da sinapse é transformar um sinal elétrico (impulso nervoso) do neurônio pré-sináptico em um sinal químico que atua sobre a célula pós-sináptica.
Potencial de Ação: O potencial de ação consiste em uma variação brusca do potencial de membrana, provocada por estímulos externos e é dividido nas fases: despolarização e repolarização. ... Neste momento, na membrana celular, abrem-se canais de sódio (Na+).