Produto Ampliado é uma expressão utilizada no âmbito do marketing para designar um conjunto de características do produto e de serviços e benefícios adicionais para o consumidor criados em torno dos produtos essenciais e inclui a marca, a embalagem (e suas características), os serviços pós-venda, etc.
Há algumas observações a respeito da estratégia de ampliação de produto. Primeiro, cada ampliação agrega custo. Segundo, os benefícios ampliados logo se tornam benefícios esperados. ... No quinto nível está o Produto Potencial, que abrange todas as ampliações e transformações a que o produto deve ser submetido no futuro.
Produtos básicos são aqueles que guardam suas características próximas ao estado em que são encontrados na natureza, ou seja, com um baixo grau de elaboração.. Geralmente, estes produtos têm baixo valor, normalmente intensivo em mão-de-obra, cuja cadeia produtiva é simples e que sofrem poucas transformações.
O produto potencial é tudo aquilo que pode ser feito para atrair e reter os clientes. Enquanto o produto aumentado é tudo que foi ou está sendo feito o produto potencial é o que resta ser feito, o que for possível.
Produto, em administração e marketing, é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.
A linha de produtos é um grupo de artigos afins que se destinam a um mesmo grupo de consumidores, atendendo a necessidades e desejos semelhantes.
As organizações tendem a expandir suas linhas de produto por diversos motivos, trazendo uma fatia maior de consumidores, permitindo reduzir custos, fortalecer o portfólio, fixar a Marca na mente do consumidor etc., para isso são necessárias estratégias bem fundamentadas e um estudo de mercado bem elaborado.
Mix de produtos é a definição concedida para o catálogo de itens que um negócio vende. Ele existe para suprir diversos perfis de clientes e para conquistar uma fatia maior de mercado. A hora de escolher o mix de produtos de um varejo é uma das etapas mais decisivas para o sucesso do negócio.
Uma extensão de marca é uma estratégia de branding e de marketing que utiliza uma marca já existente (uma marca umbrella) para o lançamento de outro produto sob o mesmo nome, mas noutra categoria de produtos.
AS VANTAGENS DA EXTENSÃO DE MARCA
A extensão de marca também oferece benefícios do ponto de vista financeiro. Os custos da empresa com a comunicação e promoção tornam-se mais rentáveis e o produto beneficia do acesso a uma rede de distribuição já desenvolvida. Pode, também, ocupar espaço livre no mercado, dificultando a entrada de concorrentes.
Extensão de categoria capitaliza o ativo da marca em outros negócios - Mundo do Marketing.
Enquanto a extensão de linha de produtos promove uma mudança de baixo risco em um produto já existente e com boa adesão no mercado, a extensão de marca geralmente se caracteriza por um alto risco, onde a fabricante decide “se aventurar” em um novo segmento.
Arquitetura de marca independente O terceiro tipo – independente – é caracterizado por uma série de marcas de consumo bem conhecidas. A marca matriz pode ser invisível ou irrelevante para o consumidor e conhecido apenas pela comunidade de investimentos.
Endossada. quando todas as submarcas estão conectadas a uma marca corporativa através de um endosso, que pode ser visual ou verbal. As empresas apresentam semelhanças com a marca guarda-chuva, ou seja, que está acima de todas as outras. Exemplo: The Coca-Cola Company.
O portfólio é usado por uma empresa para agrupar o conjunto de produtos desenvolvidos por ela. E, por isso, é considerado um dos maiores tesouros de qualquer organização, pois reúne tudo o que ela tem a oferecer aos seus clientes: a capacidade de produção, a qualidade dos itens e os diferenciais diante da concorrência.
Modelo Monolítico: é o inverso do Modelo de Independência. Nele, a marca-mãe, a marca da empresa, é a única a ser utilizada. Tem por característica principal o desenho constante em todos os seus produtos. Estes, em geral, recebem apenas a denominação da área a que se destinam.
Para conquistar espaço no mercado de produtos de limpeza, as empresas estão recorrendo a uma estratégia de marketing chamada de "umbrella branding", ou marca guarda-chuva. A idéia é simples: lançar uma série de produtos debaixo de uma marca já consolidada e popular.
Marca mista, ou composta, é o sinal constituído pela combinação de elementos nominativos e figurativos ou mesmo apenas por elementos nominativos cuja grafia se apresente sob forma fantasiosa ou estilizada.
Lembrando que os esportes de marca são definidos como: “aqueles baseados na comparação dos registros dos índices alcançados em segundos, metros ou quilos. Exemplos: todas as provas do atletismo, como também patinação de velocidade, remo, ciclismo, levantamento de peso etc.
Esportes de “marca”: são aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é um registro quantitativo de tempo, distância ou peso. ... Esportes de precisão: são aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é a eficiência e a eficácia de aproximar um objeto ou atingir um alvo (GONZÁLEZ, 2004, p. 2).