De acordo com a teoria isquêmica, a LPV é a lesão bilateral da matéria branca de lactentes prematuros que pode resultar de hipotensão, isquemia e necrose de coagulação nas zonas vasculares limítrofes dos vasos de penetração profunda da artéria cerebral média.
É uma das principais lesões neurológica que acomete principalmente os recém-nascidos pré-termo (RNPT) de baixo peso e, representa um grande problema dada sua frequência, gravidade e prognóstico.
Considera-se hemorragia intraventricular quando a hemorragia atinge os ventrículos laterais e pode haver sangramento em fossa posterior com conseqüente aracnoidite.
Sabemos que a matriz germinativa é a principal fonte de células precursoras oligodendrogliais, que mais tarde, no terceiro trimestre, migram para a substância, onde eles se diferenciam e produzem mielina durante os primeiros anos de vida.
Papile, em 1978, classificou a HPIV em 4 graus, sendo grau I: hemorragia na matriz germinativa; grau II: hemorragia intraventricular; grau III: hemorragia intraventricular com dilatação ventricular; grau IV: hemorragia intraparenquimatosa e intraventricular.
Tratando-se de aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença, o julgador firma a sua convicção, via de regra, por meio da prova pericial. 2. Hipótese em que o perito concluiu que a parte autora se encontra incapacitada total e permanentemente para o exercício de atividade laborativa, porquanto padece de hidrocefalia.