Isso mesmo: não são apenas as mulheres que passam por transformações físicas e psicológicas com a chegada de um filho. A paternidade muda a vida de um homem. ... A paternidade também traz mudanças no cérebro relacionadas ao desenvolvimento de novas conexões neurais ligadas à capacidade de cuidar e criar uma criança.
Quando o primeiro filho chega, parece que o casal precisa começar do zero novamente. A criança vira o foco da casa, o sono é alterado, a liberdade da vida a dois desaparece, o pai (marido) fica mais carente e enciumado com a atenção que a mãe dá para o bebê etc. ... Vocês ainda são um casal!
Antes do nascimento do primeiro filho, a mãe tem os sintomas da gravidez: náuseas, vômitos, dores no abdômen inferior, cansaço… O pai está tão desorientado quanto assustado e feliz. A avó e avô acreditam que são eles que estão dando à luz novamente e querem ser responsáveis pelo assunto. Irmãos, tios, sobrinhos…
Como esquentar a relação depois do parto
Como voltar a ter prazer sexual após o parto?
A chegada de um bebê muda tudo na vida do casal: a criança vira o foco da casa, o sono é alterado, a libido da mulher oscila. Mas, depois dos primeiros meses, é preciso retomar os papeis. A mulher não é apenas mãe, o homem não se tornou exclusivamente pai.