Possuem uma quantidade desprezível de calorias, enquanto o açúcar, como qualquer carboidrato, fornece quatro calorias por grama”, comenta a nutricionista. Essas são razões para que o edulcorante seja considerado mais saudável por grande parte da população, pois não fornece calorias e adoça.
Muitos hipertensos nem imaginam isso. Eles restringem o sal da alimentação, mas continuam adoçando todas as bebidas com esse tipo de adoçante. Já o aspartame é o mais polêmico e, sim, existem estudos que demonstram que um consumo abusivo desse tipo de adoçate aumenta os riscos de desenvolvimento de algumas doenças.
Onde se pode usar o adoçante
No seu rótulo tem a informação de que 3 gotas corresponde à 0,2ml e de que 3 gotas correspondem a uma colher de chá de açúcar em pó. Se para adoçar uma xícara de café são necessárias 3 colheres de chá de açúcar em pó, então o total de xícaras de café que podem ser adoçadas com este frasco de adoçante em gotas é
Aspartame Mais utilizado em bebidas dietéticas, o aspartame líquido contém 1,3 cal para cada 10 gotas consumidas e o adoçante em pó, 4 cal/g. Tem poder adoçante 200 vezes maior que o açúcar.