O inotropismo e o cronotropismo representam força de contração e a freqüência cardíaca, respectivamente, e é o fator que altera o desempenho do coração em relação aos valores previstos pela auto-regulação heterométrica.
Efeito Inotrópico Positivo significa que aumenta a força de contração do coração, geralmente aumentando o nível de cálcio intracelular do miocárdio. Efeito Inotrópico Negativo significa que diminui a força de contração, diminuindo o débito cardíaco.
A saturação venosa de oxigênio (SvO2) ou a saturação venosa central de oxigênio (SvcO2) refletem a relação entre oferta e demanda de oxigênio e vêm sendo utilizadas como índices de oxigenação tecidual global durante o tratamento de pacientes graves13(B).
A saturação de oxigênio venosa central é um importante preditor de disfunção de órgãos no pós-operatório de cirurgias cardíacas. 27 de maio de 2010 (Bibliomed). A saturação de oxigênio venoso central (ScvO2) é um marcador importante de prognóstico na sepse.
A saturação venosa mista de oxigênio é medida no sangue coletado através de um cateter de artéria pulmonar e seu valor fornece informações sobre o consumo de oxigênio sistêmico.
O gap CO2 é calculado pela diferença entre o CO2 medido simultaneamente em amostra arterial e venosa central.
A monitorização hemodinâmica é utilizada para diagnóstico, terapêutica, e até mesmo fazer prognóstico com os dados obtidos. A finalidade é reconhecer e avaliar as possíveis complicações do estado hemodinâmico do paciente e intervir em tempo hábil com terapia adequada, prevenindo maiores complicações.
A hemodinâmica nada mais é que um conjunto de componentes físicos que constituem o bombeamento de sangue no sistema cardiovascular em específico. Nesse sentido, diz respeito à pressão arterial, frequência cardíaca, fluxo sanguíneo, entre outros.
Para realização da hemodinâmica o paciente receberá uma anestesia local para inserção do cateter nos vasos sanguíneos da virilha, braço ou punho. O cateter é guiado até o coração por um equipamento especial de raio-x que permite a visualização das artérias coronárias, válvulas e músculo cardíaco.