Lipoproteína (a) e a doença Valores elevados de Lp(a) no sangue é um fator de risco para doença arterial coronariana, doença cerebrovascular, aterosclerose, trombose e acidente vascular cerebral.
A lipoproteína(a) [Lp(a)] é uma subclasse de lipoproteínas também chamada pré-beta lipoproteína submersa, lipoproteína pré-beta 1, LDL-a-1, ou lipoproteína atípica. Foi descrita pela primeira vez por Kare Berg em 19631 e o gene da apolipoproteína(a) humana foi clonado em 19872.
Quem está controlando os triglicérides precisa se atentar aos doces escolhidos para evitar problemas de saúde. Salada de fruta, chocolate amargo, pasta de amendoim, maçã assada com canela e picolé de frutas podem ser opções de sobremesas.
11. Diminui o colesterol. As maçãs contêm pectina, uma fibra natural que reduz o colesterol ruim do organismo. Uma pesquisa do European Journal of Nutrition mostrou que o consumo de maçãs inteiras reduziram o colesterol em voluntários saudáveis.
Olá, Você deve consumir fibras (farelo de aveia, linhaça pó) e reduzir a quantidade de carboidratos como: arroz, macarrão, polenta, milho, bolo, doces, açúcar, refrigerantes, pão...
A resposta é sim. A tapioca pode fazer parte do cardápio de uma pessoa com diabetes, podendo inclusive substituir o pão em algumas refeições. A farinha de tapioca fornece uma parte do carboidrato em forma de amido resistente.
Diabético pode comer tapioca? Por ter alto índice glicêmico, a tapioca não deve ser consumida em excesso por pessoas com diabetes ou com excesso de peso, sendo especialmente importante não usar recheios com muitas gorduras ou com muitas calorias.