A ciência ainda não sabe o que leva alguém a se tornar um mentiroso patológico, mas sabe-se que mentir frequentemente está relacionado a alguns transtornos de personalidade, como o antissocial e o borderline. A pessoa mente compulsivamente, mas tem plena consciência de que o que diz é mentira.
A psicóloga diz que 90% das mentiras são contadas por proteção ou medo e são importantes para a vida em sociedade. “Uma mentira branca as vezes é necessária para o relacionamento”, comenta. Segundo ela, há momentos em que a verdade pode ser agressiva. “Falar o que se pensa o tempo todo pode agredir muito as pessoas.
Fato é que mentir acabou virando um hábito socialmente aceitável. A mentira permeia todos os aspectos da nossa vida. Ainda assim, apesar de sua onipresença, a maioria de nós não é muito boa em detectá-la.
Nesses casos, mentir tende a ser aceitável. Em muitos outros casos, a resposta não é tão óbvia. Se você não tem certeza de que a maioria das pessoas prefere o resultado da mentira, pense em perguntar a um grupo. Se houver discordância, conte a verdade.
Difamação (Artigo 139), que ocorre quando se propaga a terceiros qualquer informação, fatos, problemas físicos e de saúde, fotos e vídeos que possam causar constrangimento e comprometer a imagem e reputação de uma pessoa. A difamação pode ser fruto de uma mentira.
E se você souber que dicas são essas, pode ser capaz de identificar quando alguém estiver mentindo....Conheça-os:
8 dicas para lidar com o mentiroso
Mentir é um comportamento inerente ao ser humano....Veja as cinco atitudes ideais para lidar com o problema:
Já dizia o doutor House: as pessoas mentem....18 características de um bom mentiroso
A análise também deve ir além das palavras e envolver uma leitura do comportamento do indivíduo. "Se em algum momento da conversa, você levanta a voz, fica na defensiva ou é evasivo, está mentindo", aposta o ex-policial. Quando alguém mente e sabe que está fazendo isso, há sinais que delatam.
E como lidar com as mentiras?
8 dicas para lidar com o mentiroso
O mitômano, ou mentiroso crônico, como é chamado o paciente com essa patologia, faz isso sem mesmo perceber. A mentira é algo tão compulsivo para esse indivíduo que interfere até mesmo a sua capacidade de julgar racionalmente uma situação, seja nos seus relacionamentos, seja na sua vida em sociedade.
Bons mentirosos geralmente sentem menos medo de serem desmascarados do que as outras pessoas. Então, mantêm uma atitude confiante em relação à sua habilidade de mentir. 7- Têm bastante experiência em mentir. Assim como nas outras coisas, o treino também leva à perfeição quando se trata de mentir.
Uma pessoa que mente não faz isso ou tem mais dificuldade em fazer com naturalidade. Fique atento ao suor: quem mente tende a transpirar mais. Verifique sinais como a roupa grudando no corpo ou a testa e a palma das mãos mais úmida do que o normal.
Mas por que o sete é conta de mentiroso? Provavelmente o ditado, que veio da tradição hebraica, deveria ter outra redação: sete é a conta do Mentiroso, uma vez que Mentiroso, variação de Caluniador e Acusador, é um dos cognomes de Satanás. Em suas contas, o Mentiroso dá deslavada preferência pelo sete.
“Alguns referenciam esse quadro como a pseudolalia, quando o indivíduo mente compulsivamente. Geralmente, o indivíduo nessa condição de pseudolalia, mente sem um objetivo específico, mente por mentir.
Verifique sinais como a roupa grudando no corpo ou a testa e a palma das mãos mais úmida do que o normal. O suor é uma das maneiras pela qual o polígrafo, o aparelho detector de mentiras, identifica um potencial embuste. Mas a pessoa pode suar também por estar tímida ou nervosa.