Orações Subordinadas Adjetivas Restritivas Ao contrário das orações explicativas, as orações restritivas restringem ou delimitam o significado de seu antecedente, e não são separadas por vírgulas.
Orações subordinadas adjetivas: só a explicativa é separada por vírgula; a restritiva não. As orações subordinadas adjetivas são as iniciadas por um pronome relativo. A oração subordinada adjetiva explicativa é a que exerce a função de aposto explicativo.
Eis aí a Oração Subordinada Substantiva Apositiva. Não confunda com a Oração Subordinada Adjetiva Explicativa, que também funciona como aposto, mas que tem como função complementar o sentido de um substantivo anterior, e não uma frase.
O que é oração subordinada adjetiva restritiva e explicativa??? As orações subordinadas adjectivas classificam-se, quanto ao sentido, em restritivas e explicativas. As restritivas precisam o significado do antecedente (substantivo ou pronome que as precedem) e são imprescindíveis ao sentido da frase.
Uma oração subordinada adjetiva é aquela que possui valor e função de adjetivo, ou seja, que a ele equivale. As orações vêm introduzidas por pronome relativo e exercem a função de adjunto adnominal do antecedente.
Orações reduzidas são orações introduzidas por formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio) e que não são acompanhadas por conjunção ou pronome relativo. É provável ele atrasar o treino. Mesmo atrasando o treino, ele disse que viria. Mesmo atrasado, ele disse que viria ao treino.
Pudemos concluir que as orações subordinadas adverbiais desenvolvidas se apresentam demarcadas pela presença da conjunção subordinativa e com o verbo flexionado, já as reduzidas não se constituem da conjunção, e o verbo aparece expresso também numa das formas nominais: gerúndio, infinitivo e particípio.
4 Por que, provavelmente, foi usada uma oração reduzida? Porque o texto publicitário costuma ser mais conciso, para ser lido e compreendido rapidamente.
Resposta. Explicação: Na forma desenvolvida, fica explícito o pronome relativo (que, o qual, os quais, etc.), conectivo que introduz a oração subordinada adjetiva.
- As orações reduzidas possuem o verbo nas formas de gerúndio, particípio ou infinitivo, ou seja, nas suas formas nominais; - Ao contrário das demais orações subordinadas, as reduzidas não são ligadas por conectivo; ... - As reduzidas possuem as mesmas características sintáticas das orações subordinadas desenvolvidas.
Para transformá-las em orações adjetivas reduzidas, temos que colocar o verbo em uma de suas formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio).
Orações desenvolvidas: orações subordinadas introduzidas por uma conjunção ou um pronome relativo; apresentam o verbo no modo indicativo, subjuntivo ou imperativo. Orações reduzidas: não há conjunção ou pronome iniciando a oração subordinada; o verbo se encontra numa forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio).
Formas nominais com função de nome Desempenhando função de nome, o infinitivo pode atuar como um substantivo, o particípio pode atuar como um adjetivo e o gerúndio pode atuar como um advérbio. Exemplos de infinitivo como substantivo: É necessário defender a igualdade social.
São denominadas orações reduzidas aquelas que apresentam o verbo numa das formas nominais, ou seja, infinitivo, gerúndio e particípio. As orações reduzidas de formas nominais podem, em geral, ser desenvolvidas em orações subordinadas. ... As orações reduzidas não são introduzidas por conectivo.
Existem seis tipos de orações subordinadas substantivas:
Elas podem exercer a função de termos essenciais, integrantes ou acessórios da oração e são classificadas em Orações Subordinadas Substantivas, Orações Subordinadas Adjetivas e Orações Subordinadas Adverbiais.
De acordo com o tipo de conjunção que as introduz, as orações coordenadas sindéticas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas. Expressam ideia de adição, acrescentamento. Normalmente indicam fatos, acontecimentos ou pensamentos dispostos em sequência.
As orações coordenadas sindéticas são caracterizadas pelo período composto ligado através de uma conjunção ou locução coordenativa. Assim, dependendo dos conectivos presentes nas orações, elas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
Oração é todo conjunto linguístico que se estrutura em torno de um verbo ou locução verbal, apresentando opcionalmente o sujeito, mas obrigatoriamente o predicado. O que caracteriza a oração é o verbo, não importa se tal oração tenha sentido ou não sozinha.
Aprenda de uma vez por todas qual é a diferença entre frase, oração e período. Frase é um enunciado de sentido completo e pode ser formada por uma ou mais palavras; oração é uma frase que contenha um verbo (ou locução verbal); e período é uma frase formada por uma ou mais orações, podendo então ser simples ou composto.
A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo.
Como toda oração está centrada num verbo ou numa locução verbal, a maneira prática de saber quantas orações existem num período é contar os verbos ou locuções verbais.