O forame mentual é uma abertura no mento (queixo) localizada abaixo do segundo dente pré-molar. Pelo forame emergem o nervo mentual - ramo do nervo alveolar inferior - e vasos mentuais.
nervo trigêmeo
Podem ser observadas em radiografias panorâmicas, diferentes localizações e formas dos forames mentonianos. O mesmo se localiza no interior da mandíbula, na região acima dos pré-molares, no qual é uma abertura óssea onde passa vasos e nevos importantes.
O osso malar (zigomático) constitui a proeminência da face situando-se na borda inferior e lateral da órbita e repousando sobre a maxila.
A Sínfise da mandíbula ou Sínfise mandibular é uma estrutura anatômica que divide a mandíbula em duas partes. Uma crista suave na linha mediana. Localizada na região mentual, popularmente chamada de queixo.
A sínfise mandibular, também conhecida como sínfise mentoniana ou articulação intermandibular é considerada sinoartrose, ou seja, articulação com conexões fibrocartilaginosas unindo as duas hemimandíbulas (CUNHA et al., 2010).
O Processo coronoide é uma eminência triangular achatada do osso mandibular, em cujas margens se insere o feixe superficial do tendão do músculo temporal.
A superfície articular lateral é o capítulo, levemente convexo. A ulna é o osso mais longo do antebraço, articulando-se com o úmero no cotovelo, com o rádio e com os ossos do carpo no punho.Com o braço em posição anatômica, a ulna localiza-se medialmente.
substantivo masculino [Anatomia] Tipo de saliência arredondada óssea que se situa na parte superior da ulna, formando a ponta do cotovelo. Forma mais usada: olêcranio. Etimologia (origem da palavra olécrano). Do grego olékranon.
Cabeça do Úmero - Articula-se com a cavidade glenóide da escápula.
Este sulco, por apresenta um caráter oblíquo, propicia à face posterior do úmero um aspecto de torção, ou seja, como se o osso tivesse sido torcido, justificando a sua antiga denominação de sulco espiral.
Na epífise proximal encontramos a cabeça do úmero com uma superfície articular lisa e arredondada que se articula com a cavidade glenóide da escápula. A cabeça é voltada superior e medial e separada do restante da extremidade proximal por um sulco, o colo anatômico.
O cúbito (português europeu) ou ulna (português brasileiro) é um dos ossos que formam o antebraço, sendo o maior deles. É classificado como um osso longo e sua parte proximal é similar a uma chave inglesa. ... O cúbito é o osso medial do antebraço (na posição anatómica) em relação ao osso rádio.
Sua etiologia não é totalmente conhecida, sendo provavelmente multifatorial, envolvendo microfraturas, fraturas impactadas, fraturas por estresse, insuficiência na irrigação sanguínea arterial por variações constitucionais, variante ulnar negativa (quando há diferença no comprimento dos ossos do antebraço, sendo a ulna ...
A Tenossinovite de Quervain é um processo inflamatório dos tendões da base do polegar. Diferente das outras tendinites do punho, conhecidas por LER (lesões por esforço de repetição), nesse caso existe uma causa específica, não causada pelo esforço contínuo, porém o esforço exagerado pode piorar a dor.
Diagnóstico e tratamento O primeiro passo para tratar o punho aberto é reduzir a inflamação e aliviar a dor. Na maior parte dos casos, os médicos recomendam imobilizadores para impedir que a articulação se movimente, garantindo o repouso necessário para a recuperação.