No Jardim buscava-se afastar-se de todas as dores e aproximar-se dos prazeres simples, apenas aqueles que não nos tirasse o equilíbrio e a tranquilidade da alma. Era assim que Epicuro vivia, em boa companhia.
Epicuro também é conhecido como o Filósofo do Jardim, pois "O Jardim" foi como ficou conhecida a escola por ele fundada e que consistia numa comunidade de amigos e seguidores. Lá, escreveu com detalhes a filosofia que iria se tornar conhecida como epicurismo.
Epicuro defendia ardorosamente a liberdade humana e a tranquilidade do espírito. O atomismo, acreditava o filósofo, poderia garantir ambas as coisas desde que modificado. A representação vulgar do mundo com seus deuses, o medo dos quais fez com que se cometessem os piores atos, é obstáculo à serenidade.
270 a.C.
Olá! Os três tipos de desejos segundo os Epicuristas são: os naturais e necessários, os naturais porém não necessários, e os não naturais e não necessários.
Epicuro acreditava que a filosofia é o melhor caminho para se chegar à felicidade, que para ele significava se libertar dos desejos. ... O prazer é o início e o fim de uma vida feliz. O homem é inclinado a buscar o prazer e a fugir da dor e através do critério do prazer é que nós avaliamos todas as outras coisas.
Água, para não morrer de sede; comida para não morrer de fome; calor; para não morrer de frio. Naturais não necessários: são prazeres, mas não necessários no sentido em que excedem a simples manutenção da existência. Mais do que conservar-se a vida quer o prazer de viver, e ela pode obter isso através da natureza.
Ele afirma, que tanto o alimento mais simples como o mais requintado proporciona o mesmo prazer em quem é saciado. Por isso, quando educamos o nosso corpo para sentir prazer com as coisas simples e fáceis de conseguir mais felizes seremos.
b)Epicuro defende que a paciência é a virtude fundamental para o ser humano, pois é justamente através dela que se pode alcançar o estado de Ataraxia. c)Segundo Epicuro, a prudência é a virtude essencial, pois é através dela que mediamos a decisão cerca da saciação dos desejos.
Resposta. Epicuro foi um filósofo grego que viveu no século IV a.C. correspondendo ao período helenístico. Sua filosofia conquistou diversos discípulos, pois consistia em preceitos básicos para se viver bem, com prazeres moderados e serenidade do espírito, ou seja, uma vida sem perturbações.