Quem Considerado O Santo Casamenteiro?

Quem considerado o santo casamenteiro

Os brasileiros celebram o Dia dos Namorados em 12 de junho - data criada pelo publicitário João Dória -, mas é no dia 13 de junho que os católicos recorrem a ajudinha de Santo Antonio. Nesse dia, são realizadas simpatias para o santo, com orações e pedidos de casamento, mas Por que Santo Antonio é casamenteiro?

O terceiro grande milagre teria acontecido já no fim da vida de Antônio. “O terceiro milagre, também reportado na crônica do Santo, ocorre já no fim da sua vida e foi contado pelo conde Tiso aos confrades de Santo António após sua morte. Estando o Santo em casa do conde Tiso, em Camposampiero, recolhido num quarto em oração, o conde curioso espreita pelas frinchas de uma porta a atitude de Frei António; depara-se-lhe então uma cena miraculosa: a Virgem Maria entrega o Menino Jesus nos braços de Santo António. O menino tendo os bracinhos enlaçados ao redor do pescoço do frade conversava com ele amigavelmente, arrebatando-o em doce contemplação. Sentindo-se observado, descobre o ‘espião’, fazendo-lhe jurar que só contaria o visto após a sua morte”, explicou a reportagem do site da Canção Nova.

Por que Santo Antonio é casamenteiro?

Quanto à festa junina, segundo historiadores, a tradição surgiu na Europa durante o século 14 e foi trazida para o Brasil pelos portugueses, sendo adaptada com elementos da cultura negra e indígena. Esses elementos incluem o boi-bumbá, o uso da mandioca na culinária típica e algumas danças.

Mas, passaram-se semanas, meses, anos… e nada do noivo aparecer. Então, tomada pelo desgosto e pela ingratidão do santo, ela atira a imagem pela janela. Neste exato momento, passava um jovem cavalheiro que é atingido pela imagem do Santo. Ele apanha a imagem e vai entregar à jovem, que se apaixona por ele e atribui a sua chegada à fé por Santo Antônio.

Data foi marcada por uma celebração em ação de graças na Catedral de Palmas.

Data foi marcada por uma celebração em ação de graças na Catedral de Palmas.

Segundo os registros, Santo Antônio morreu em 13 de junho de 1231, em algum local perto de Pádua, na Itália, aos 36 anos. Ele foi sepultado na basílica da região, que virou um local de culto e peregrinação. No ano seguinte, ele foi canonizado pelo papa Gregório IX.

Obviamente, o homem não se importou, achando que o peso daquele bilhete era insignificante. Mas, para sua surpresa, foram necessários 400 escudos da prata para que a balança atingisse o equilíbrio. Nesse momento, o comerciante se lembrou que outrora havia prometido 400 escudos de prata ao Santo e nunca havia cumprido a promessa. Santo Antônio havia feito a cobrança daquele modo maravilhoso.

Aprenda a oração de Santo Antonio para conseguir um milagre.

Abelardo Luz e Água Doce sofrerão mudanças em seus limites territoriais

A tradição das fogueiras também foi trazida da Europa e representa a celebração do nascimento de João, filho de Isabel, prima de Maria. Os fogos de artifício simbolizam, para alguns, o despertar de João, enquanto em Portugal, o uso de bombas e rojões serve para afastar os maus espíritos.

Em 2017, após uma Audiência Geral, o Papa Francisco foi cumprimentar um grupo de moças que estava na Praça São Pedro, e lhes contou uma anedota sobre a fama do santo.

Santo Antonio foi reconhecido por ajudar os pobres principalmente em meios materiais, mas Por que Santo Antonio é casamenteiro? A fama de santo casamenteiro veio após ajudar uma jovem que queria se casar e não tinha as habilidades necessárias. O milagre se espalhou e com o passar do tempo várias mulheres recorreram a oração de Santo Antônio para se casar.

Postagens Recentes

Postagens Recentes

Nesta segunda-feira (13), a Igreja comemora o Dia de Santo Antonio, um dos santos mais conhecidos do catolicismo e que popularmente carrega a marca de ser o Santo Casamenteiro. Santo Antônio era um frade franciscano, nasceu em 1195, em Portugal, e foi batizado com o nome de Fernando Bulhões. Viveu a maior parte de sua vida em Pádua, na Itália.

Outras curiosidades sobre Santo Antônio incluem sua disputa entre duas cidades de países diferentes: Lisboa, em Portugal, e Pádua, na Itália. Ele é conhecido como Santo Antônio de Lisboa e Santo Antônio de Pádua. A tradição católica afirma que ele nasceu em 15 de agosto de 1195 como Fernando de Bulhões, mas há relatos de que ele possa ter nascido um pouco antes, em 1188.

As programações seguem até o dia 19 com a Festa na Paróquia

A segunda história, com traços de lenda, relata que Antônio teria desviado doações destinadas à igreja para ajudar uma jovem a conseguir o dinheiro necessário para o dote de seu casamento.

Padroeiro das cidades de Pádua e de Lisboa, Santo Antônio é responsável por vários milagres, de acordo com a Igreja Católica. O primeiro teria acontecido ainda em vida. “reza a lenda que estando a pregar aos hereges em Rimini, estes não o quiseram escutar e viraram-lhe as costas. Sem desanimar, Santo António vai até à beira da água, onde o rio conflui com o mar e insta os peixes a escutá-lo, já que os homens não o querem ouvir. Dá-se então o milagre: multidões de peixes aproximam-se com a cabeça fora de água em atitude de escuta. Os hereges ficaram tão impressionados que logo se converteram. Este milagre encontra-se citado por diversos autores, tendo sido mesmo objeto de um sermão do Padre António Vieira que é considerado uma das obras-primas da literatura portuguesa”, explica o site da comunidade católica Canção Nova. Este é um dos motivos que explica o fato de Antônio ser padroeiro dos pescadores.

Naquela época, a fama de São Francisco de Assis já era grande em Portugal. No ano de 1220, após a chegada em Portugal de relíquias de cinco mártires franciscanos, que haviam sido mortos no Marrocos, fez com que o jovem sacerdote entrasse para a ordem dos franciscanos. Naquele momento, ele escolheu o nome de “Antônio” e viajou para o Marrocos. No entanto, a vida no país africano não durou muito. Lá, ele ficou doente e precisou retornar para a Europa.

33ª Romaria de Nossa Senhora da Saúde em Cruzeiro do Iguaçu

A festa em homenagem a Santo Antônio ocorre no dia 13 de junho, seguida pela festa de São João em 24 de junho, dia de seu nascimento. Além das celebrações católicas, as festas juninas são marcadas por fogueiras, fogos de artifício, música de forró e a oferta de comidas e bebidas típicas, como bolos, doces, licores, milho cozido e assado na fogueira, canjica e quentão.

Nascido em 1195 em Lisboa, capital de Portugal, Santo Antônio, na verdade, tinha “Fernando de Bulhões” como nome de batismo. Educado na cidade de Coimbra, ele vinha de uma família nobre e rica. Foi na cidade onde estudou que o santo entrou para a Ordem de Santo Agostinho e se tornou sacerdote bem jovem, ainda aos 25 anos de idade.

Adblock Detectado

Santo Antonio, eu sei que o casamento é uma vocação abençoada por Deus. É o sacramento do amor, comparado ao amor de Cristo pela Igreja. Me sinto chamada ao casamento, então isso me ajuda a encontrar um namorado bom, adorável, sério e sincero que tenha os mesmos sentimentos de carinho que eu.

Apesar de não ter em seus sermões nada específico sobre casamentos, Santo Antônio ficou conhecido como o santo que ajuda mulheres a encontrarem um marido por conta da ajuda que dava às moças humildes para conseguirem um dote e um enxoval para o casamento.

Você também vai gostar dessas

Você também vai gostar dessas

O documento que serviu para justificar a canonização do santo reuniu 53 milagres atribuídos à sua intercessão, porém nenhum deles estava relacionado a casamentos. A maioria dos milagres dizia respeito a problemas de saúde, desde paralisias até curas de surdez, incluindo a fantástica história de uma menina que teria morrido afogada e voltado à vida.

Santo Antônio possui o recorde de canonização mais rápida na história da Igreja Católica, apenas 11 meses após sua morte. Embora existam relatos de que ele tenha realizado milagres ainda em vida, o motivo de sua canonização rápida foi a sua fama de santidade. Ele foi reconhecido como um dos grandes teólogos da história da Igreja Católica e recebeu o título de doutor da Igreja em 1946, pelo Papa Pio XII.

Porque Santo Antônio aparece com o menino Jesus?

A imagem de Santo António é, como se sabe, representada com o Menino Jesus ao colo pela grande cumplicidade e companheirismo entre os dois. Conta a lenda que, em Mação, ia o Santo buscar lenha do outro lado do Tejo, a pedido de sua mãe, quando verificou, na volta, que barco e barqueiro tinham desaparecido.

Em que ano Santo Antônio morreu?

35 anos (1195–1231)

O que significa o nome de António?

Significado de Antônio Nome Latim - Significado: Inestimável.

Qual o dia da semana de Xangô na Umbanda?

Devido ao sincretismo religioso com São Jerônimo, hoje (30) também é celebrado o dia de Xangô para a maioria dos umbandistas e candomblecistas.

Qual dia da semana de cada Orixa?

Os Orixás e os dias da semana

  • O Orixá de cada dia da semana.
  • Domingo – As pessoas nascidas nesse dia regido por Oxalá são audaciosas, revolucionárias e incansáveis. ...
  • Segunda-feira – As pessoas nascidas nesse dia regido por Exu, o mensageiro, são alegres, boêmias e sensuais.

Qual o Orixa de Quarta-feira?

Oxóssi

Qual Orixa de Quarta-feira?

Xangô

Qual é o Orixa de hoje?

Iansã