As artes visuais englobam a gravura, o desenho, a pintura e escultura, ou seja, tudo aquilo que lida com formas e cores. Geralmente quem faz um curso superior nessa vertente trabalha como artista plástico, curador, professor da educação básica ou na área de publicidade como artista gráfico.
Principais habilitações de Artes Visuais
Artes Visuais é a designação dada ao conjunto de artes que representam o mundo real ou imaginário e que tem a visão como principal forma de avaliação e apreensão. Uma arte visual está relacionada com a beleza estética e com a criatividade do ser humano, capaz de criar manifestações ou obras agradáveis aos olhos.
O trabalho com releitura de Obras de Arte na Educação Infantil tem como objetivo despertar o olhar das crianças para obras de diversos pintores famosos, favorecendo o processo criativo de cada criança e possibilitando que elas expressem suas opiniões e desenvolvam a capacidade de pensar, falar e criar, tornando-se ...
A criança na educação infantil explora os sentidos em tudo que faz. Através da realização de atividades artísticas ela desenvolve sentimento, auto estima, capacidade de representar o simbólico. A arte pode ir além de uma atividade prática e precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções.
Uma boa proposta de releitura se baseia em um conhecimento prévio do artista e da obra: a época em que ele viveu, sua biografia, artistas que admirava, outros artistas de seu tempo, o tema da obra e de outros trabalhos seus, a técnica utilizada, etc.
A RELEITURA NO ENSINO DE ARTES. Uma boa proposta de releitura se baseia em um conhecimento prévio do artista e da obra: a época em que ele viveu, sua biografia, artistas que admirava, outros artistas de seu tempo, o tema da obra e de outros trabalhos seus, a técnica utilizada, etc.
Como você pode ver, artistas no passado utilizavam a câmera escura para ajudar em suas obras de arte, atualmente o artista plástico também utiliza a fotografia para criar suas obras artísticas. Legal não é? Releitura é a ação de interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original.
Na releitura apresenta-se aquilo que se entendeu da obra, produzindo um texto/objeto novo, a partir do primeiro que foi proposto, mas sem preocupação com semelhanças. É um processo que envolve a absorção de algo anterior de forma a recriá-lo, reinventá-lo, transformá-lo.