Em administração, superávite é o resultado derivado da execução orçamental que aferiu mais ganhos do que gastos. Nesse caso, o orçamento é chamado de superavitário. O resultado oposto denomina-se "deficit" (ou défice).
De um lado existem os agentes superavitários, ou seja, aqueles que possuem sobras de recursos e desejam aplicar estes recursos no mercado financeiro. De outro lado existem os agentes deficitários, isto é, aqueles que não possuem recursos e precisam tomar dinheiro emprestado.
Também chamados de intermediários financeiros, são agentes (geralmente instituições financeiras) que cuidam do serviço de crédito e empréstimo. Sua função é fazer a mediação entre os poupadores de crédito (agentes superavitários: investidores, instituições, empresas etc.)
A receita da intermediação financeira com operações de crédito compreende as receitas de juros de empréstimos e financiamentos advindas de operações de capital de giro através de contratos de mútuo, desconto de duplicatas, conta garantida, repasses de BNDES e financiamentos de importação.
Resposta. Explicação: I- Os intermediários financeiros promovem a liquidez do mercado viabilizando captações e aplicações financeiras com diferentes taxas e prazos.