Na prática, o currículo deve conter as atividades educativas que irão compor as aulas, levando-se em consideração a rotina, os espaços e os materiais que a escola disponibiliza. Cabe ao professor, portanto, identificar como os campos de experiência podem ser manifestados em cada disciplina.
Um dos pilares do currículo escolar infantil é proporcionar o autoconhecimento à criança, criando condições para a construção da sua identidade pessoal e cultural, a fim de formar uma imagem de si mesma e dos grupos aos quais pertence nas interações e brincadeiras vivenciadas na escola.
1) Educação ativa e relacionada com os interesses, necessidades e potencialidades da criança; 2) Ênfase na aprendizagem através da resolução de problemas; 3) Ação educativa ligada à vida e não entendida como preparação para a vida; 4) Incentivo da solidariedade e não da concorrência.
Crianças entre 4 e cinco anos estão na pré escola aprendendo a somar, conceitos de idade e escrita. Estão no que se chamava nos anos 90 de pré alfabetização, por isso estão descobrindo ainda o alfabeto, os números ao menos de um a 10, cores e nomes de objetos.
Começa a construir seus conhecimentos na língua escrita. Quer saber o que são as palavras e o que dizem. Muitas crianças nessa idade entenderão que as letras representam sons que formam palavras e poderão começar a associar alguns sons com suas letras.
Login
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes ...
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender. Prevista em lei, ela deve ser obrigatoriamente observada na elaboração e implementação de currículos das redes públicas e privadas, urbanas rurais.
A criação de uma Base Nacional Comum Curricular tem o objetivo de garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns – de norte a sul, nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país.
A implementação da BNCC muda no componente ensinado apenas a necessidade de realização de algumas ações como: revisão de currículos locais, de materiais didáticos, necessidade de formação continuada e inicial dos docentes e o alinhamento das avaliações aplicadas.
O texto define dez competências gerais e aponta que a formação inicial e continuada deve ser baseada em três dimensões: conhecimento, prática e engajamento. A dimensão do conhecimento está relacionada ao domínio dos conteúdos. A prática refere-se a saber criar e gerir ambientes de aprendizagem.
As questões que angustiam professores e pedagogos referem-se às dificuldades de planejar e colocar em prática o que foi planejado, Por isso é de fundamental importância conhecer os documentos que irão sustentar sua prática pedagógica como Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, Proposta Pedagógica Curricular da ...
Portanto, a prática se tornou o meio para o desenvolvimento dos saberes experienciais da pesquisadora enquanto futura professora da EPT, pois proporcionou a relação com os estudantes, os professores, os conhecimentos do mundo de trabalho destes, bem como a realidade da sala de aula, e da escola, com todos seus desafios ...
Podemos afirmar que o planejamento é de extrema importância para que o professor possa pensar na avaliação, promover o desenvolvimento do aluno, haja vista que, esse processo significa que todo trabalho deve ser planejado, com qualidade, de forma que o planejamento e a avaliação estejam diretamente direcionados para a ...
É essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindível também na atividade docente. ... O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem e deve ter, sempre, qualidade e intencionalidade.