Porter é o maior estudioso sobre o tema de Estratégias Competitivas e as descreve como “ações defensivas e ofensivas de uma companhia, com o fim de criar uma oposição sustentável no segmento, com base nas cinco forças competitivas da empresa”. ...
Segundo Porter (1986), as empresas geralmente possuem uma estratégia, seja ela planejada ou não. As estratégias são: liderança no custo, diferenciação e enfoque. ...
A estratégia de Focalização implica acções numa parcela do mercado. É possível afirmar, em última instância, que a Focalização pode ser com base no Custo ou com base na Diferenciação. (aliás, muitos autores consideram a Focalização como um caso particular ou de uma ou de outra!).
Embora uma empresa possa ter inúmeros pontos fortes e pontos fracos em comparação com as concorrentes, existem dois tipos básicos de vantagem competitiva que a empresa pode possuir: baixo custo e diferenciação.
Michael Porter definiu os dois tipos de vantagem competitiva que uma organização pode alcançar em relação a seus rivais: menor custo ou diferenciação. Esta vantagem deriva de atributo(s) que permitem a uma organização superar a sua concorrência, tais como posição superior no mercado, habilidades ou recursos.
Vantagem competitiva é o resultado da capacidade da empresa em neutralizar ou diminuir a ação da concorrência no segmento de mercado em que atua por meio da diferenciação. ... Uma empresa com vantagem competitiva fica menos sujeita a crises e outras variações do mercado.
Questão 2/5 O conceito de vantagem competitiva diz respeito a uma posição vantajosa de uma organização que apresenta caráter temporário. Segundo Porter (1999) é a conquista de uma posição que possibilitaria ganhos acima da média.
O que fazer para atrair novos clientes?
Quais são as 4 fases da estratégia de vendas?