Basicamente , o suserano dava terras ao vassalo , e em troca o vassalo deveria ser leal ao suserano . Além disso , oferecia trabalho em troca de outros benefícios , como proteção , e um lugar num sistema de produção.
O contrato de enfeudação compreendia duas formalidades: a homenagem e a investidura. Pela homenagem o vassalo, proprietário de terras, jurava fidelidade ao suserano, um outro proprietário, mais poderoso e que poderia proteger-lhe em caso de invasão, comprometendo-se com isso a certas obrigações.
Entende-se por Direito Feudal o conjunto de normas consuetudinárias que regiam as relações advindas do sistema feudal de produção. Vigorou na Europa Ocidental por quatro séculos, a partir do século VIII, tendo sua origem no reino franco e, posteriormente, espalhando-se por todo o Ocidente.
Modo de produção feudal: A sociedade feudal era constituída pelos senhores x servos. Os servos não eram escravos de seus senhores, pois não eram propriedade deles. ... O que caracteriza o modo de produção capitalista são as relações assalariadas de produção (trabalho assalariado).
Os senhores feudais possuíam terras e exploravam suas riquezas cobrando impostos e taxas, concedia terras e quem as recebia era vassalo, com obrigações mútuas e juramentos de fidelidade. ... Nas vilas ou povoados moravam os vilões, homens livres que viviam nesses feudos e deviam obrigações aos suseranos.
O relógio de sol, a ampulheta e o relógio são alguns instrumentos utilizados para medir-se o tempo.
Veja abaixo alguns deles: