Um gás sofre transformação isotérmica quando tem sua pressão e volume alterados, mas sua temperatura é mantida constante. ... Quando uma ou mais dessas variáveis sofre alteração, ocorre uma transformação gasosa, que pode ser classificada como isotérmica, isovolumétrica ou isobárica.
Para você entender a representação matemática da Lei de Gay-Lussac: P = k.T , veja que 'P' é a Pressão; 'T' é a Temperatura, e 'k' é uma constante de proporcionalidade. O gráfico da transformação isocórica representa a variação da pressão com a variação da temperatura ( em kelvin) e é sempre uma reta .
Por exemplo, imagine-se segurando uma seringa e enchendo-a de ar por puxar o seu êmbolo. Depois você coloca o dedo na saída do ar e aperta o êmbolo da seringa. Ao empurrar o êmbolo, você está aumentando a pressão sobre a mistura gasosa (ar) que está aprisionada dentro da seringa.
Em um processo isovolumétrico, a pressão é mantida constante e o volume ocupado pelo gás varia proporcionalmente à sua temperatura absoluta. Em processos isovolumétricos, o volume permanece constante e não há, portanto, realização de trabalho.
Um processo termodinâmico é a evolução de certas propriedades, que são chamadas propriedades termodinâmicas, em relação a um sistema termodinâmico particular. ... Um processo termodinâmico pode ser reversível ou irreversível.