Os pretores eram os magistrados que tratavam das questões jurídicas. ... Uma última magistratura criada em Roma foi a dos Tribunos da Plebe. Eles podiam vetar qualquer lei que ferisse os interesses dos plebeus, exceto em tempo de guerra ou na vigência de uma ditadura.
O Conselho da plebe ou Concílio da plebe (em latim: "Concilium Plebis"), chamada também de Assembleia da plebe, era a principal assembleia popular da República Romana. Funcionava como uma assembleia legislativa através da qual os plebeus podiam aprovar leis, eleger seus magistrados e julgar casos jurídicos.
Como parte de suas funções executivas, os cônsules eram responsáveis por fazer acontecer os decretos do Senado e as leis das assembleias romanas. ... Os cônsules também serviam como principais diplomatas do estado romano.
O édito é uma figura legal que teve sua origem na Roma antiga, sendo especialmente importante o édito pretório, do qual era publicado pelo pretor no início do ano de seu mandato. Nestes éditos, os pretores deixavam públicos os negócios que tinham sua autoridade, além de como deviam funcionar sob sua jurisdição.
Significado de Pretor substantivo masculino Funcionário da justiça na Roma antiga. ... Cada novo pretor em geral copiava ou melhorava os editos dos pretores anteriores.
Durante a Monarquia Romana (séculos VIII a VI a.C.), quando foi formado o Senado, sua função era a de debater os assuntos públicos que interessavam aos habitantes da cidade. ... O Senado Romano era formado por cerca de 300 pessoas, representando as mais ricas famílias de Roma.
Verificado por especialistas Olá, O Senado romano a partir do império passou a ter papel secundário nas decisões públicas e políticas do Império Romano, visto que as maiores decisões eram tomadas pelo imperador, que possuía poderes absolutos.
Resposta: A principal instituição de República romana será o Senado, responsável pela direção de toda política romana. Formado por patrícios, que ocupavam a função de forma vitalícia, o Senado era o responsável pela condução da política interna e da política externa.
Olá, Podemos apontar que a diferença entre o Senado Romano do brasileiro é que durante a República ele era o órgão máximo, e seu pontífice maximus, o cargo mais alto, era responsável também pela administração e das decisões econômicas da república Romana.
Os senadores representam os estados e não a população, daí portanto a não proporcionalidade em relação ao número de habitantes de cada estado. ... Além das lideranças do governo e de cada partido, o Senado possui também lideranças do bloco parlamentar da maioria, da minoria e de apoio ao governo.