A palavra economia vem do termo grego oikonomos e pode ser entendida como" aquele que administra um lar". Em princípio, essa origem pode parecer estranha, mas, na verdade, os lares e a economia têm muito em comum.
A microeconomia é o ramo que estuda o comportamento dos agentes econômicos (unidades individuais) em relação ao mercado consumidor, empresas, donos dos recursos de produção. ... A macroeconomia estuda o desempenho global, ou seja, a economia como um todo.
No que tange à tomada de decisões, o professor de economia de Harvard e autor de artigos sobre o tema, N. ... Os quatro princípios sugeridos pelo ilustre professor são: pessoas enfrentam trocas, o preço de algo é o que você desiste para conseguir aquilo, pessoas racionais pensam na margem e pessoas respondem a incentivos.
Afinal de contas, como seres sociais que são, as pessoas interagem umas com as outras de várias formas, com vários propósitos e em muitas dimensões. Nossas interações com aqueles que nos são mais caros são perpassadas com mais intensidade pelo afeto, por exemplo. Mas todas as relações têm uma dimensão econômica.
Em economia e finanças, custo marginal é a mudança no custo total de produção advinda da variação em uma unidade da quantidade produzida. ... No ponto mínimo de curva, se encontra o número de bens que devem ser produzidos para que o custo marginal seja mínimo.
Qualquer que seja o preço acima dos custos marginais, a firma fará lucro adicional por produzir e vender uma unidade a mais. Em níveis de produção abaixo de 6 unidades, a linha de custo marginal é abaixo do preço de mercado, portanto a firma pode aumentar lucro por produzir mais.
O que é análise marginal? Basicamente, a análise marginal permite que uma empresa compare os custos incorridos aos benefícios obtidos por estratégias financeiras. A lógica dessa análise é comparar os custos de aplicação de várias medidas com os seus respectivos resultados, visando a aumentar a lucratividade.
A produtividade ou produto marginal é um conceito básico da economia neoclássica. ... Produtividade marginal é quanto de saída a empresa ganha com uma unidade extra de entrada ou, neste caso, por ter um trabalhador extra realizando a tarefa.
O produto marginal é o aumento de produção gerado por uma unidade adicio-nal de insumo. O produto marginal decrescente é a propriedade pela qual o produto marginalde um tipo de insumo diminui a medida que a quantidade utilizada deste insu-mo aumenta.
Lucro marginal - é o valor que é representado pelo lucro de UMA unidade ao lucro total, basta subtrair a receita marginal do custo marginal para obtê-lo.
Assim, o produto médio é a proporção produto-insumo para cada nível de produção e o correspondente volume de insumo. O Produto Marginal de um insumo é o acréscimo do produto total atribuível ao aumento de uma unidade de insumo variável no processo de produção, mantendo-se constante todos os demais insumos.
A produtividade marginal média pode ser calculada dividindo a variação no output pela quantidade do input (pelo incremento ou variação do input que levou a uma variação de output).
O cálculo do custo marginal pode ser feito com a variação do custo total pela quantidade adicionada. Mede-se a variação do custo total (CT) posterior, menos a anterior, com a variação da quantidade (Q). Desta forma é que se encontra o aumento necessário nos custos para se produzir a uma quantidade maior.
Isso é feito assim: total anual de despesas fixas ÷ total anual de vendas x 100. Essa conta indica o percentual que as despesas fixas representam das vendas.
Custos Fixos e Custos variáveis: exemplo Se a indústria produzir 500 peças por mês, o custo ficará o seguinte: Custo total = R$ 5.
Como calcular custos fixos?
Sabendo o total de custos fixos e variáveis, basta somá-los para ter o custo total da sua produção. Se quiser descobrir o custo unitário, divida o total pela quantidade produzida no período a ser analisado.
Para calcular o valor do custo/hora de um funcionário, some os itens A e B correspondentes a ele e divida o resultado por 220 (pensando que um mês tem cinco semanas, e cada semana, uma carga de 44 horas por funcionário). Lembre que, mesmo não trabalhando nos fins de semana, nossos funcionários recebem pelos dias.
Calcule o valor da hora trabalhada