Um diodo semicondutor consiste numa junção de uma camada de semicondutor tipo n com outra de semicondutor tipo p. Num semicondutor tipo n, os portadores de carga — ou seja, as partículas que participam da condução elétrica — são elétrons livres, enquanto, num semicondutor tipo p, são buracos livres, de carga positiva.
Dispositivos semicondutores de potência Os principais tipos de dispositivos semicondutores usados como chaves em circuitos de eletrônica de potência são: Diodos; ... Transistores de efeito de campo metal-óxido-semicondutor (MOSFETs);
Outros componentes, no entanto, possuem basicamente uma mesma estrutura: LASCR (SCR ativado por luz), também chamado de LTT (Light Triggered Thyristor), TRIAC (tiristor triodo bidirecional), DIAC (tiristor diodo bidirecional), GTO (tiristor comutável pela porta), MCT (Tiristor controlado por MOS).
DISPARO POR CORRENTE DE GATE (IG): c) isto significa que se pode disparar o SCR (tiristor) com tensões menores do que a tensão de disparo, controlando o disparo pela corrente aplicada no gate; d) para que o SCR continue conduzindo a corrente ID não poderá ser reduzida abaixo de IH.
Este terminal é responsável pelo controle da condução (disparo). Em condições normais de operação, para um SCR conduzir, além de polarizado adequadamente (tensão positiva no Ânodo), deve receber um sinal de corrente no gatilho, geralmente um pulso.
O bloqueio de um SCR ocorre quando a corrente de anodo se torna menor do que a corrente de manutenção (IH). Em um circuito de corrente alternada, acorrente passa pelo zero em algum ponto do ciclo. Isso já leva o SCR ao bloqueio (IA < IH).
Para disparar o SCR ‚ preciso que o anodo esteja positivo em relação ao catodo, e que o sinal de disparo tenha uma tensão mínima de acordo com as especificações deste componente, positiva em relação ao catodo e que force a circulação da corrente mínima que realimentando os "transistores" equivalentes levem-nos à ...
Como o próprio nome indica, o SCR é um retificador controlado, ou seja, um elemento ou um circuito que realiza a conversão da corrente alternada em corrente contínua e que controla o quanto "chega" de tensão, de corrente e de potência na carga.
Para essa finalidade fazemos o teste combinado de resistências entre os terminais. a) Coloque o multimetro numa escala intermediária de resistências (x10 ou x100 se for analógico ou 2 000 ou 20 000 se for digital). Para o analógico zere-o antes de usar. Se usar o provador de continuidade coloque-o em condições de uso.